segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Como Estudar a Bíblia

Estabelecer métodos não é muito fácil, pois existem muitos, e todos oferecem os mais variados sistemas de estudo que podem ser praticados pelos estudiosos da Bíblia. Vejamos dois procedimentos que podem ser adotados: o devocional e o intelectual.

1. O procedimento devocional.

Refere-se ao modo de estudar a Bíblia com atitude devocional e contemplativa. É um procedimento em que o estudante procurará através da leitura e meditação aplicar o conteúdo lido à sua própria vida. A atitude devocional no estudo da Bíblia deve levar em conta alguns procedimentos. Siga os passos abaixo.

* Leia a Bíblia, escolhendo um texto em especial, um livro, ou parte de um texto.

Procure memorizar alguma verdade especial que lhe chamou a atenção. Faça aplicação pessoal da verdade Bíblica (Deuteronômio 17.19).

*Desenvolva o ato da meditação na palavra de Deus (Josué 1.8).

Planeje o seu dia, sistematicamente, separando um horário no qual possa meditar e estudar a Palavra. Procure cumprir esse projeto e manter o bom hábito com oração e comunhão com o Senhor (Eclesiastes 5.4,5). Escolha o texto bíblico mais apropriado à sua necessidade específica, um txto que fale bem a sua alma.

*Leia a Bíblia como a Palavra de Deus.

Não confunda a Bíblia com qualquer obra literária. Não haverá proveito espiritual em uma leitura feita apenas com o intelecto. É preciso uma atitude devocional. (Hb 4.12; Pv 30.5; Sl 119.11; J 6.68).

2. O procedimento espiritual.

Esse procedimento tem a ver com o estudo sistemático das Escrituras, procurando entender o sentido das palavras, dos assuntos, dos aspectos históricos e geográficos, do literalismo e simbologia na Bíblia. Há uma errônea tendência ''espiritual'' que condena o estudo mais aprofundado da Bíblia, pois os seis adeptos ensinam que o intelecto pode prejudicar a espiritualidade. É completamente errada essa tendência, pois ela só contribui para a ignorância da Palavra de Deus como um todo.

Walter A. Henrichsen, em seu livro sobre ''Princípios de Interpretação da Bíblia'', nas páginas 8 e 9 apresenta um quadro de quatro partes básicas para o estudo correto da Bíblia, a saber:

Observação, que responde à pergunta: Que vejo? ''Aqui o estudante da Bíblia aborda o texto como um detetive. Nenhum pormenor é sem importância; nenhuma pedra fica sem ser virada. Cada observação é cuidadosamente arrolada para consideração e comparações posteriores''.

* Interpretação,  que responde à pergunta: Que significa? ''Aqui o intérprete bombardeia o texto com perguntas como: Que significa estes pormenores para as pessoas às quais foram dados? Por que o texto diz isso?'' Qual a principal ideia que ele está procurando comunicar?''

*Correlação, que responde à pergunta: Como isto se relaciona com o restante daquilo que a Bíblia diz? '' O estudante da Bíblia deve fazer mais do que examinar somente passagens individuais. Deve coordenar seu estudo com tudo mais que a Bíblia diz sobre o assunto. A precisa compreensão da bíblia sobre qualquer assunto leva em conta tudo o que a Bíblia diz sobre tal assunto.

*Aplicação, que responde à pergunta: ''Que significa isto para mim?'' Esta é a meta dos outros três passos. Um especialista nesta área assim se expressou: ' Observação e interpretação sem aplicação é aborto''. A Bíblia é Deus falando. Sua Palavra exige resposta. Essa resposta tem de ser nada menos do que a obediência à vontade de Deus revelada''. (S.Histórico).

ESTUDANDO E INTERPRETANDO CORRETAMENTE A BÍBLIA.

É impossível estudar a Bíblia e interpretá-la sem algum método orientador. Existem certas regras e métodos de hermenêutica que podem ajudar na interpretação da Bíblia. É fato que o Espírito Santo nos ajuda na elucidação de textos obscuros, mediante a oração, porém é indispensável a ajuda exterior de bons livros escritos por homens de Deus. Eis, portanto, algumas regras que todo crente deve saber para não pecar contra a Palavra de Deus, precipitando-se a interpretá-la de qualquer modo:

A Bíblia deve ser interpretada mediante o texto, contexto e textos paralelos. Isto é, ao estudar um texto, não o interprete sem ver o seu contexto. O contexto pode ser o que vem antes e depois do texto. Os textos paralelos são aqueles textos em outras partes das Escrituras que podem ajudar a esclarecer o texto que se quer interpretar. (DB). 

* A Bíblia deve ser interpretada em conformidade com o propósito dela. Cada escritor teve, sob a inspiração do Espírito Santo, um propósito específico ao escrever. Ao interpretar qualquer texto, não esqueça que a Bíblia foi escrita para revelar a vontade soberana de Deus à humanidade.

*Nenhum texto bíblico pode ser interpretado isoladamente da Bíblia. Nunca se deve basear ou estabelecer doutrina em um versículo isolado do contexto doutrinário que está em toda a Bíblia. Cada doutrina só é aceitável à luz da própria Bíblia.

* A Bíblia deve ser interpretada, sabendo-se distinguir a linguagem literal da linguagem figurada existentes nela.

* A Bíblia deve ser estudada e interpretada à luz do ensino geral contido em toda ela.

Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos) /Editora: CPAD/Trimestre: 2º/ 1991/
Comentarista: Elienai Cabral/Tema Central: Conhecendo a Palavra de Deus.
Páginas: 10 - 12.

Postagens Relacionadas:

  • Como vencer o desânimo de ler a Bíblia? Na época atual não poucos crentes sentem  desânimo e muita preguiça de ler a Bíblia, por conter muitas palavras diferentes e alguns texto… Ler Mais
  • Como Estudar a Bíblia Estabelecer métodos não é muito fácil, pois existem muitos, e todos oferecem os mais variados sistemas de estudo que podem ser praticados… Ler Mais
  • O que te afasta de Deus? Hoje irei falar sobre um assunto importante: ''o que nos afasta de Deus?'' Existem muitas coisas que nos afastam de Deus. Coisas apar… Ler Mais
  • Deus em primeiro lugar Às vezes nos sentimos um pouco distantes de Deus, devido a muitas coisas que nos fazem perder o foco do Senhor, das coisas espirituais. Noss… Ler Mais
  • Andai como filhos da luz Toda gloria seja dada ao Deus eterno,  pois Ele nos resgatou da nossa vã maneira de viver.  Antes da cruz éramos inimigos de Deus… Ler Mais

6 comentários:

  1. Gostei muito da sua postagem e amei o se blog . é muito lindo. já estou te seguindo querida.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta postagem, nem sempre comento aqui mas seus posts são incríveis .
    Que Deus continue te abençoando ! {:
    beijins,

    http://girls-of-christ.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :D Fico feliiz... Bejinhoos flor ;)

      Deus abençoe você!!

      Excluir
  3. D+!!!Acrescento as palavras d George Whitefield:"Começei a ler a Bíblia d joelhos,colocando d lado todos os outros livros e orando cm base(sempre q possivel),em cada linha e palavra.A Bíblia provou ser,d fato,comida e bebida,p/ minh'alma.Recebia diariamente vida nova,luz e poder dos céus;obtinha + conhecimento verdadeiro cm a leitura do Livro d Deus em 1 mês do q jamais poderia ter adquirido cm todos os escritos dos homens(acerca dele).Em suma,p/ mim,o Livro era proveitoso p/ redarguição,correção e instrução ,em todos os sentidos,era suficiente p/ aperfeiçoar-me como homem d Deus e preparar-me completamente p/ toda boa obra e palavra."
    Eu tentei esse metodo e é o melhor q já vi!Memorizei os salmos 1 a 4,Romanos 1,Efesios 1 e 2 e 1 e 2 Timóteo inteiros em menos d uma semana!!!Experimentem!Seu estudo será 10x + rápido;no devocional,orar nunca é tempo perdido!
    Q a misericórdia,graça e paz d Cristo seja cm todos vcs.MARANATA;Aleluia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, Tbm vou tentar esse método... Deus te abencoe anônimo, bjs.. Volte sempre..

      Excluir

Comentários ofensivos e com palavras de baixo calão não serão publicados.