quarta-feira, 15 de maio de 2019

A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba

No texto de hoje (que é mais voltado para o público feminino) trago uma breve reflexão a respeito da beleza exterior, já que ela é em nossos dias uma das coisas demasiadamente desejada por quase todas as pessoas do mundo, tanto homens como mulheres, mas especialmente pelas mulheres.

Milhares de mulheres em todo o mundo não medem gastos quando se trata de beleza. A insatisfação de muitas mulheres com o seu corpo e sua a aparência exterior as fazem gastar rios de dinheiro com cirurgias estéticas perigosas, lipoaspiração e produtos caros de beleza. Tudo isso é para se alcançar um nível elevado de beleza, beleza essa que um dia, certamente, desvanecerá.

As revistas e a mídia com suas propagandas enganosas implantaram na mente das mulheres que existe um padrão de beleza definido, fazendo assim com que muitas mulheres que não se encaixam nos padrões estabelecidos se sintam feias e inferiores. Por causa disso muitas mulheres se entristecem, outras chegam a entrar em depressão por não se sentirem bonitas ou dentro dos padrões de beleza impostos; e muitas outras põem a vida em risco somente para mudar a aparência.

No entanto, por mais que as pessoas façam de tudo para ficarem mais belas e atraentes, elas jamais poderão conter a força do tempo e da morte que darão fim a toda essa beleza externa. Cuidar da aparência - com bom senso, é claro - não é errado, porém muitos estão exagerando e cultuando o próprio corpo, valorizando-o mais do que qualquer outra coisa nesse mundo.

Atualmente fala-se muito em elevar a autoestima das mulheres, porque é isso que todas desejam. E é pensando nisso que as indústrias da moda e da beleza investem cada vez mais em produtos e roupas e também em propagandas para chamar atenção para seus produtos. Isso leva algumas mulheres a acreditar que o uso de tais produtos as fará mais bonitas e atraentes, resultando assim na elevação da sua autoestima. Mas a verdade não revelada é que isso é só para fazê-las comprar, gastar dinheiro! As indústrias não fazem isso porque estão de fato interessadas em ver a felicidade e o bem-estar das mulheres, mas sim porque estão interessadas nos lucros que obterão por meio disso. Essa é a verdade.

Deixe-me agora citar uma frase bem interessante do pastor Paul Washer e que nos leva a reflexão. Em uma de suas pregações ele disse algo sobre autoestima:

 "Você não precisa de autoestima, você precisa de conhecimento de Deus. Na verdade longe de Cristo você não deve ter nenhuma autoestima."

Isso é duro de ouvir, mas é a verdade, porque de fato não faz sentido ter autoestima longe de Cristo, pois a condenação para aqueles que não se arrependem dos seus pecados é certa, e não haverá ninguém bonito no inferno. Como disse o sábio Salomão: tudo é vaidade. A beleza exterior não é cartão de entrada para céu. Aqui na terra a beleza física pode abrir portas para algumas pessoas, mas não abre a porta do céu. Lembre-se disso: a nossa vida não se resume apenas a esse mundo.

Agora vamos à beleza que Deus exalta. Em Provérbios 31.30 diz o seguinte:

 “A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada” .

 Como se percebe claramente, a beleza que Deus estima é bem diferente da beleza que o mundo valoriza. O mundo julga pela aparência, como se a aparência exterior fosse o espelho do que a pessoa realmente é por dentro. O mundo olha para a ilusão da beleza exterior, já Deus preza o interior: “porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16.7).

 A beleza de uma mulher que faz profissão de servir a Deus não está nas suas joias ou nas vestes ou nos enfeites, mas sim no “ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus” (1 Pedro 3.4).

Sim, é essa a beleza que Deus preza em uma mulher. A beleza refletida em um espírito dócil e tranquilo. É a beleza que se exterioriza através da humildade, da mansidão, do amor, temor a Deus e obediência a Sua Palavra. Essa é a beleza que Deus preza em suas filhas, e é a beleza que devemos almejar. A beleza exterior é importante, mas as qualidades internas - frutos de alguém regenerado - são muito mais importantes que a beleza exterior aos olhos do nosso Criador.

A formosura e a beleza exterior acabam com o tempo, mas beleza que não acaba é aquela que está dentro de nós, aquela beleza gerada pelo Espírito Santo que habita nos filhos de Deus. Essa beleza diferente da beleza física resistira eternamente nas filhas de Deus.

 “A beleza da mulher cristã, está no seu sorriso, essência, caráter, prudência, virtudes, e o quão ama a Deus sobre todas as coisas. Não em seu corpo, sensualidade ou quão bela seja. Quando investimos na beleza interior, a exterior é só um detalhe”.
-Diego C.A

Lembrando que você pode e deve cuidar da sua aparência física e da sua imagem, mas antes de tudo, TEMA a Deus. Diferente de nós, Deus não se encanta com beleza física de mulher nenhuma, mas Ele louva a mulher que O TEME.

“A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada”. (PV 31.30, NTLH)


Priscila Gomes

6 comentários:

  1. Texto Maravilhoso, bom seria todas as mulheres entenderem isso e praticarem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Paulo
      Obrigada pelo comentário! Deus o abençoe!

      Excluir
  2. muito bom seu blog top d++++ os seus argumentos evangélicos eu também tenho um blog e pretendo aplicar suas dicas muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito! parabéns pelo riquíssimo trabalho; que Deus continue abençoando seu ministério.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e com palavras de baixo calão não serão publicados.