quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Obediência aos Pais

A desobediência aos pais atualmente é algo bastante comum, no entanto, o fato de ser comum não significa que seja normal.  Na atualidade o que mais tem são filhos desobedientes aos pais. Quanto a isso, fomos alertados pelo apóstolo Paulo que nos últimos dias haveria filhos desobedientes aos pais:

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos (  2 Timóteo 3.2)


Já escrevi um assunto sobre isso aqui no blog. Mas analisando, meditando e pensando um pouco mais a respeito, decidi fazer um novo texto sobre o assunto.

Em Efésios 6.2 diz que o primeiro mandamento com promessa é o honrar pai e mãe.

''Honra a teu pai e a tua mãe - que é o primeiro mandamento com promessa,


para que tudo te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra''

Efésios 6.1,2
Os filhos que honram os pais serão bem aventurados, pois há promessas para os tais. E que tipo de promessas são essas? Conforme lemos acima: ''...para que tudo te vá bem e vivas muito tempo sobre a terra''.  Por que muitos jovens hoje em dia, em alguns casos, morrem na flor da idade?  Por causa da desobediência aos pais.

Qual é o significado honrar aos pais? Honrar aos pais significa respeitá-los, amá-los, obedecê-los, protegê-los, valorizá-los.
O mal da juventude de hoje é pensar que sabem mais que os pais; muitos já não querem mais obedecê-los pois pensam que as suas (dos pais) ordenanças, seus mandamentos, seus conselhos e orientações estão ultrapassados e que não servem mais para este tempo moderno.

A obediência aos pais tem sido substituída pela desobediência, muitos filhos preferem acatar as regras que o mundo dita a obedecer aos pais.
A Bíblia diz ''Vos filhos, obedecei em tudo a vossos pais, pois isto é agradável ao Senhor'' (Colossenses.20).
O próprio Deus nos exorta a obedecermos aos nossos pais. Ainda que eles sejam carrancudos, grosseiros ou sem afeto natural;  mesmo assim é precisamos honrá-los, pois isto é agradável ao Senhor.
No Antigo Testamento, os filhos que se rebelavam contra os pais eram mortos. Já pensou se fosse assim  hoje? É preciso saber que a obediência aos pais não é um pedido, mas sim uma ordem de Deus; aqueles que desobedecem essa ordem está pecando.

Na atualidade quantos filhos já abandonaram seus pais e já nem querem mais saber deles? Muitos. E você, qual é o tratamento que você dá ao seu pai ou sua mãe? Deus está observando tudo e te pedirá contas de tudo.

''Os olhos que zombam do pais, ou desprezam a obediência da mãe, corvos do vale os arrancarão, e filhotes da águia os comerão''.


Provérbios 30.17

Há filhos que têm a coragem de zombar dos próprios pais. Sentam-se em uma roda de amigos e dizem que o pai, mãe, ou ambos são chatos; os mais tolos chamam seus pais de burros . Às vezes o pai ou a mãe pede ao filho para fazer algo, e ele logo abre a boca e diz que não é seu escravo.

Uma verdade que aprendi é que cada palavra que eu pronuncio contra os meus pais pesa diante de Deus. E mesmo assim há filhos (crentes?) que não temem os pais, ao contrário, enfrentá-os! Talvez você não faça ideia de como Deus abomina isso.

Conforme mencionei acima, nos últimos dias haveria homens amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mãe, ingratos, profanos. A Bíblia está se cumprindo dia após dia, e espero que você não faça parte desse grupo de pessoas que desonra os pais. Saiba que Deus observa aquilo que dizemos e fazemos. O nosso dever como filhos é obedecer a nossos pais, independente da nossa idade.

Se você jovem, adolescente, quer ser dono da sua vida, vou te dar uma ideia: alugue uma casa, vá embora da casa dos seus pais, trabalhe para pagar a casa que você alugou. Pague suas contas, faça a sua própria comida e lave suas roupas. Aí sim você será o dono da sua vida; mas enquanto estiver sob o teto dos seus pais, você tem o dever e a obrigação de dar satisfações em tudo a eles. E ainda terá de obedecer as regras impostas.
Se você honrar a seus pais terá a benção de Deus, e a promessa dele, em decorrência da obediência, se cumprirá em sua vida; mas aí de você se maldisser, zombar, desobedecer, desrespeitar e desprezar aos seus pais.
''Vos filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, pois isso é justo''


Efésios 6.1

Observação: Só é correto desobedecer a ordem dos pais (ou de um deles) quando o que eles te pedem pra fazer contraria as leis de Deus. Em casos assim, não hesite em obedecer a Deus; e faça como Pedro e os outros apóstolos que preferiram obedecer a Deus do que aos homens.

''Então Pedro e os outros apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens'' (Atos 5.29)

- Priscila Gomes 

7 comentários:

  1. Acabei de encontrar seu blog, e gostei do tema, estamos vivendo tempo finais e difíceis, portanto, é necessário que pessoas se levantem para anunciar a salvação
    através de Jesus Cristo.
    Atalaiar é a ordem nos últimos dias da Igreja de Cristo.
    Deus o abençoe!
    E continue nesta missão que Jesus lhe concedeu.

    APDSJC!
    ***Lucy***

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite:
    Fruto do Espírito

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, muito obrigada por sua visisita. Pode voltar quando quiser !
      Visitarei seu blog sim, Deus a abençoe também, Lucy!

      Excluir
  2. Se os pais forem maus educadores? A obediência é tão necessária em todos as circunstâncias? E se isso acarretar problemas psicológicos? Por exemplo, excesso de repressão. Que fazer? Prejudicar-me em nome da obediência? Obedecer ou não obedecer? Eis a questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uriel, o nosso dever como filhos é honrar os nossos pais (Êxodo 20.12).
      Os pais também têm deveres para com os filhos, em Efésios 6.4 diz ‘’E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor’’.
      Sei que existem pais que não sabem conversar, pais que são agressivos, violentos, ásperos, que não respeitam os filhos, e que até mesmo exageram e os punem por motivos bobos, etc.
      Pode ser difícil amar e honrar os pais quando se é maltratado por eles (ou por um deles). Mas mesmo assim é preciso honrá-los. Como? Amando-os. Jamais amaldiçoe a seus pais, pois isso é pecado (Êxodo 21.17; Deuteronômio 27.16). Sempre faça o bem a eles, independente deles merecerem ou não. Nunca zombe deles, etc. Fazendo isso você estará honrando a seus pais e Deus se agrada disso.
      Somos exortados pela Palavra de Deus a nos sujeitarmos às autoridades e também a orarmos por todos os que se acham investidos de autoridade (1Timóteo 2.2). É do agrado de Deus que o filho se sujeite aos pais. Agora, e se eles te pedem pra fazer algo errado? Obedecer ou não? Neste caso, se você for um servo de Deus, vai desobedecer, porque aí já é a sua consciência para com Deus. Somente quando a lei do homem (isso pode servir para a ‘’lei’’ dos pais também) entra em conflito com a lei de Deus, aí sim, prefira obedecer a Deus.
      Como diz em Atos 5.29: ‘‘... Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens’

      Que Deus guie seus passos sempre. Abraços!

      Excluir
  3. Vê-se claramente em seus questionamentos que és filho rebelde e de dura servis, com filhos assim só vara resolve! Rebeldia contra qualquer autoridade constituída é PECADO!!!!!

    ResponderExcluir
  4. amigos,aquele que não obedece seus pais,não podecem a mais ninguem,
    honrai teu pai e tua mãe, amém

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e com palavras de baixo calão não serão publicados.