sexta-feira, 19 de junho de 2015

O Perigo do Jugo Desigual

Na época atual, muitas pessoas estão apressadas demais para namorar e casar; e essa pressa é tão grande que às vezes a pessoa vai procurar um amorzinho lá no mundão.

Neste texto, falarei um pouco sobre o perigo do jugo desigual.  Antes, vamos lembrar um pouquinho da vida do rei Salomão. 
´
Salomão excedeu a todos em riquezas e em Sabedoria. A Bíblia diz que antes e depois dele não existiu ninguém que se igualasse a ele em riqueza e em sabedoria. Ele escreveu 1005 cânticos e 3000 provérbios ( 1 Reis4.32). Pessoas e reis de todas as nações iam a Jerusalém só para ouvir da Sabedoria desse grande rei.

Reparemos também neste versículo, 1 Reis 11.3, que Salomão tinha muitas mulheres. Muitas mesmo! 700 mulheres princesas, e 300 concubinas. Fico me perguntando se ele sabia o nome de todas, será que ele sabia? Não sei. Só que nenhuma dessas mulheres eram Israelitas, nenhuma delas servia a Deus, todas eram mulheres de nações pagãs!

Deus havia proibido o seu povo, até mesmo os reis, de se casarem com mulheres estranhas, ou seja, mulheres pagãs que adoravam a outros deuses. isso porque Ele sabia que se o seu povo se casasse com mulheres de povos pagãos elas perverteriam o coração deles, e assim eles se desviariam dos caminhos do Senhor. Lamentavelmente, Salomão não obedeceu a este mandamento e foi corrompido. Antes disso, ele tinha um bom relacionamento com Deus, mas, infelizmente, ele se deixou levar por amores perigosos e pela idolatria. Ele se uniu a jugos desiguais e foi corrompido!

Em nossos dias, muitos jovens tem se comportado como Salomão, perdendo a visão de Deus e não  se atentado para o perigo do jugo desigual; muitos tem ido procurar um amor lá no mundo porque pensam que na igreja, dentro do corpo de Cristo, não tem ninguém pra ele(a).

A desculpa que os crentes dão para namorar um impio(a) (não estou generalizando) é que vai tentar trazer essa pessoa a Cristo, essa é a desculpa mais usada. Só que isso não dá certo.

Quando você se une a um jugo desigual desobedece a Deus. Quando você namora uma pessoa que não serve a Deus está pecando, e pecando feio! Se você está no erro não é por falta de aviso, pois temos em nossas mãos a Bíblia e nela está escrito os mandamentos do Senhor, e a vontade do Senhor para os seus filhos. Não entre na onda do ''nada a ver'', não siga o mundo e seu padrão.  Se você realmente é uma pessoa que ama a  Deus não irá fazer aquilo que o desagrada.

Não namore com uma pessoa que não serve a Deus, pois ela vai  te levar a fazer o que é errado. Não pense que você é forte, pois não é; a carne é fraca. Sem contar que  você pode cair em pecado de fornicação, porque para um ímpio  sexo antes do casamento é normal,  e assim, você corre o risco de pensar da mesma forma.

Por que a pressa? Aproveita a tua solterice. É tempo de adquirir olheiras e marcas nos joelhos de tanto orar e buscar a Deus. Seja uma pessoa de oração e aprenda a descobrir qual é vontade de Deus. Não se desfoque de Deus, imite os modos de Salomão até o ponto em que ele tinha um coração voltado para Deus; mas não imite o seu modo namorador. 

No meio de tantas mulheres israelitas ele foi escolher logo as mulheres idólatras, mulheres ímpias, e acabou que deu no que deu. Não abra mão do relacionamento com Deus por causa de um namorado/namorada impio(a).  Aquele que se faz amigo do mundo se faz  inimigo de Deus. O que você prefere? Ser inimigo de Deus? 

Jugo desigual pode ser também com alguém que seja até crente, mas não tem firmeza na fé como você. Tome cuidado ao escolher alguém para se relacionar. Mesmo que essa pessoa frequente igreja, mesmo que ela trabalhe na obra, mas pode ser que tal pessoa tenha pensamentos, planos e objetivos diferentes do seu. Pense nisso, pois se você se envolve com alguém assim pode estar entrando em um jugo desigual também.

Grave isso: um relacionamento com uma pessoa nunca será melhor do que um relacionamento intimo e profundo com Deus; isso nada e nem ninguém supera. Se você é cristão e namora alguém que não é, saiba que está em pecado. Não sou eu quem diz isso, é a Bíblia. Jugo desigual é pecado!  Leia 2 Coríntios 6.14,15.

No tempo de Esdras, aconteceu um grande avivamento pela leitura do livro da Lei. A maior parte dos homens de israel estavam casados com mulheres pagãs, mulheres heteias. Através daquela leitura o povo viu que estava escrito que eles, como povo de Deus, não poderiam se casar com quem não pertencesse ao povo de Israel, com os idólatras. Sabe o que eles fizeram? Se arrependeram, confessaram os seus pecados, e por fim, abandonaram suas mulheres e tudo o que era nascido delas (Esdras 10.3).

Para que não me entendam mal é preciso dizer que se você é cristão e é casado com alguém que não seja, a Bíblia diz para você não abandonar seu cônjuge se ele consente em habitar com você ( 1 Coríntios 7. 12,13). Isso é válido somente quando duas pessoas se casam antes de se converterem e e depois um dos cônjuges se converte a Cristo, ok?

Pense nisso. Você ainda não está casado como estavam aqueles homens. Então procure se concertar enquanto ainda há tempo. Quero deixar bem enfatizado que o jugo desigual é pecado. Se você queria saber, então saiba que é pecado,  portanto, não namore e muito menos se case com alguém que não serve a Cristo e não compartilha da mesma fé que você 

Para não terminar como Salomão, prefira obedecer a Deus.

- Priscila Gomes

18 comentários:

  1. Esse é o tipo de post que toda solteira cristã era obrigada a ler, eu ja sou casada e com cristão graças a Deus e casamento é coisa muito séria e só da para imaginar quando se é casada, porque quando um ta fraco o outro levanta e quando se tem um marido do mundo como você vai ser submissa neh.. é tão complicado. Parabens pelo post super completo... e seu nome é lindo hahaha é o mesmo que o meu..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://pripocca.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Oii Pri, concordo com você o nosso nome é lindo mesmo! rs

      Pois é o casamento é coisa muito séria, só q infelizmente algumas pessoas não entendem isso. Não buscam a direção de Deus, e por fim, acabam ficando frustradas.

      Fiquei super feliz por sua visita, obrigada, volte sempre flor!!
      Bj

      Excluir
  2. Muito bom o texto. Isso é um assunto bem importante e que muitos não levam a sério, mas precisamos ver que é pecado.

    Quero aproveitar e dizer que o blog completa 1 ano esse mês =D
    E pra comemorar tá rolando sorteio do livro "O tempo está esgotando". Pra participar é bem fácil. Entra lá no blog e não deixa de se inscrever! Vai só até o dia 31 de agosto.

    Fica com Deus.

    http://aartedelouvar.blogspot.com.br/2015/08/sorteio.html

    ResponderExcluir
  3. Realmente era o que eu precisava ouvirr!!
    Estou numa fase de precisar de alguém do meu lado!!
    E esse blog respondeu mto minhas dúvidas...

    Obrigada..

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor. Muito legal o seu blog. Meus parabens. Você é uma jovenzinha muito nova e com pensamentos e propósitos firmes no Senhor. Os nossos jovens nas igrejas precisam realmente buscar conhecer o Senhor e te-lo como o Senhor de suas vidas. Posso garantir que é a melhor escolha e Deus tem o melhor. Eu conheci o Senhor com 21 anos e hoje tenho 33 anos de vida abencoada com Deus. Sou pai de 3 filhos que estão servindo ao Senhor. Que o Senhor te abençoe muito e realize em sua vida todos os planos Dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a curiosidade, mas é que estou vivendo um momento em que gosta de uma garota mas ela não é da igreja. Você se casou, e teve seus filhos depois que conheceu o Senhor? depois dos seus 21 anos?

      Excluir
  5. Hoje com o coração triste ,digo que me precipitei e me casei com julgo desigual😥😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado estou a 3 dias pra me casar, não sei bem se se encaixa em jugo desigual

      Excluir
  6. Hoje já fazem 8 anos que estou casada ,e não é nada fácil.me arrependi ,às vezes já pensei e largar tudo.temho uma filha de 7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa !
      Bem querida, infelizmente que está feito está feito. Mas não perca as esperanças nunca. Se volte para Deus, ore e conte a Deus todos os seus problemas. Sei que é difícil, mas permaneça firme, confie no Senhor e lembre-se que Ele pode tudo.
      Não jogue tudo para o alto não, por amor a sua filhinha. Entregue a sua situação nas maos do Senhor e se deleite nele.
      A unica coisa a se fazer é orar e orar. Acredite que no momento certo Deus te dará a vitória!
      Estarei orando pela sua vida.

      Grande beijo!

      Excluir
  7. eu só obiservo os comentários acima;

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou cristão mais vai um pouco de embasamento Coríntios 7, 12

    ResponderExcluir
  9. A paz de Deus a todos, bom como sou novo na graça cristã (CCB)embora frequentador dos cultos a mais de sere anos, digo a todos os irmãos e irmãs que pequei é peço perdão por isso todos os dias da minha vida.
    Depois de me tomar um cristao e passar a ter o desejo de ser íntimo do senhor Deus, me vigio muito todos os dias para na cometer pecados, inclusive o pecado da carne (a furnicação )hj tenho temor a Deus e sei que sendo obediente, fiel e paciente Deus irá atender todos os meus pedidos e realizar meus desejos.
    O maior deles é o de um AMoR, uma varoa para casar e essa varoa eu já tive na minha vida a tirei de graça do senhor e apresentei o mundo pra ela, hj que entendo os ensinamentos de Deus, sofro de solidão pois meu amor está no mundo e se afastou do senhor.
    Gostei muito do artigo, vi tbm que ele é um pouco antigo de 2015, mais como hj sigo firme na graças do senhor sofro com a falta do meu amor, peço a todos os irmãos que orem por mim, que orem por ela pra que ela volte a servir a Jesus e volte para aninha vida a promessa de vitória eu já tenho do senhor e acredito muito nisso e sei que as minhas provações são apenas pra me tomar mais forte e mais sábio na palavra do senhor Jesus. Amem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, querido. Fique tranquilo, se você de fato se arrependeu, o Senhor te perdoou. Permaneça firme na fé, busque crescer na graça e no conhecimento que há em Cristo Jesus. Continue orando por essa pessoa a qual você citou, para que o SENHOR venha iluminar o coração dela, concedendo-lhe o arrependimento.
      Que o Senhor lhe conceda graça para que você possa permanecer firme Nele.
      Graça e paz, amado!

      Excluir
  10. A paz do Senhor a todos,vivo num relacionamento com jugo desigual ha 2(dois) anos e 1(um) mês,conheci minha esposa na faculdade,na época que antecedeu os estudos,seguia firme no Senhor,sendo guiado pelo Espirito Santo e sendo instrumentos nas mãos dele,fazia parte de um grupo de louvor,onde contribuia com voz e intrumento,homem de púlpito,fazia louvor e levava a mensagem do Senhor;nesta época somente eu em toda a familia servia ao Senhor.Sempre tive uma vontade imensa de estudar,prestei vestibular e consegui a tao sonhada bolsa na universidade,no entanto o tempo foi passando e me ausentando dos cultos durante a semana fui perdendo o envolvimento na obra,sabedoria,discernimento,comecei a ser guiado nao mais pelo Espirito Santo e sim por minha razão,conheci então minha esposa,que se dizia ser crente,que servia a Deus num ministerio X,que havia sido criada nos caminhos do Senhor,começamos a namorar,neste período tudo na minha vida parecia estar correndo bem segundo minha razão,Deus havia me feito promessa de uma serva valente,sempre orei por isto desde cedo,oro ate pelos filhos que n tenho,então encontrei com ela,havia acabado de ser promovido na empresa a um cargo de confiança bem remunerado,tinha acabado de terminar minha casa num lote dos meus pais,parecia tudo perfeito;nos cultos q fomos juntos e participando sempre viamos,familias,filhos pequenos,ela sempre dizia que a maior vontade dela era esta,um lar abençoado pelo nosso Deus;Devido nossos limites cristãos no relacionamento em relacao a sair,sempre saíamos acompanhados,amigos,minha sogra,com hora de sair e hora pra voltar,ela smp dizia que queria casar comigo pois queria aproveitar cada momento ao meu lado sem necessidade de horário de ir voltar para casa,poder viajar e tal,estavamos apaixonados um pelo outro e foi quando ela me pediu para casar.Como cristão tendo experiência com um Deus vivo,falhei porq,n busquei a Deus,n consultei ao Senhor,quão cego eu andei,nem procurei saber a vontade do nosso Deus nem seu tempo,dentro de poucos meses estava la casado.
    Já sonhando e imaginando um diaconato,veio o choque,muitas brigas,ela n queria e nem quer que eu sirva a Deus,n quer abracar a obra,diz que n quer esta vida pra ela e que estamos com pensamentos diferentes,chegou a ir embora,quando eu vou aos cultos servir ao Senhor ela faz pirraça por dias,n cuida da casa,n mantém quando cuido,lavo,passo,cozinho,sozinho,ela só fica no sofá na tv,quando chego e cumprimento ela responde por obrigação,n quer saber de carinho,de beijinhos ou intimidade,vivemos um inferno,amo ela porem amo ao meu Senhor,as vezes penso em desistir porem n sei se Deus tera prazer nisto,Deus faz a obra,mas existe o livre arbitrio,ele age quando damos liberdade,porem ela n quer dar liberdade,entao vivo um drama,por minha inconstância muitas vezes deixei de lado cargos e funções na igreja,n toco,n prego,n evangelizo,n faço nada,tem tempos q estou firme em jejuns de 24 horas,oracoes de madrugada,cultos e ai ela me destrata,ameaça por um fim,interrompo minha caminhada,voltamos as boas,porém minha alma fica ferida,rasgada,clamando por meu Salvador,n sei o que faço,se oro mais e prossigo junto com ela ou se abro mão dela e vou ser feliz com o Senhor.Tudo o q eu mais queria era que eu e minha familia servissemos ao Senhor,n estou conseguindo ter paz,vivo infeliz neste casamento esperando ela abrir o coração longe de Deus,ou Largo tudo pra servir ao Senhor?Do ministério onde venho onde meu maior sonho era ser um pastor caso eu me separe n terei mais condições de chegar a ser,estou sem saber o que faço,orem por mim pois existem dias em q estou tao fraco na fé que a minha vontade é de me amarrar uma corda no pescoço e tirar a minha vida,misericórdia né?mas é assim q me sinto,a paz do Senhor a todos,


    Abracos

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente somos escravos de nossas propias escolhas 😭
    Julgo desigual feri a alma.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e com palavras de baixo calão não serão publicados.