terça-feira, 19 de março de 2013

Aprendendo com os jovens da Bíblia : Samuel

Temos muito que aprender com os jovens da Bíblia. Cada um deles foi chamado por Deus para fazer a diferença em suas gerações.

São jovens que dedicaram inteiramente suas vidas a Deus e viveram para fazer a perfeita vontade dEle. Enfrentaram todos os tipos de perigos, tentações e adversidades com coragem admirável, e saíram vitoriosos em várias batalhas.

Samuel foi escolhido desde pequeno, desde o ventre de Ana, sua mãe, para ser juíz, profeta e sacerdote de Israel, enquanto Eli não conseguia disciplinar seus próprios, filhos Hofni e Finéias, que eram sacerdotes, e faziam coisas abomináveis perante o Senhor, e até mesmo se restituíam com mulheres na porta do templo, que absurdo, que abominação! 

 ''Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo o que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam junto à entrada da Tenda do Encontro''. (1Samuel 2:22).

 Enquanto os filhos de Eli faziam coisas abomináveis e desprezavam as leis do Senhor, Samuel ia crescendo e fazendo a vontade de Deus. Mas o jovem Samuel ainda não conhecia a Deus, porque a Sua palavra ainda não lhe tinha sido revelada/manifestada.

''Porém Samuel ainda não conhecia ao SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR''. (1Samuel 3:7).

 

Quando Deus chamou Samuel pela primeira vez, ele não reconheceu a Sua voz, e pensou que era Eli quem o chamava. Deus o chamou por três vezes, e em todas as vezes ele pensou que quem o chamava era Eli. Na terceira vez, Eli reconheceu que quem chamava o jovem era Deus, e disse que se ele ouvisse novamente a voz era para ele dizer: ''fala que o teu servo ouve''E foi o que ele fez.

Deus havia revelado a Samuel que iria cumprir o que já tinha falado para Eli. Depois de um tempo ,todo o povo de Israel ficou sabendo o que tinha acontecido, e passaram a considerar Samuel como um profeta.

 A palavra de Deus era de extrema importância no tempo de Samuel, pois naquela época não havia visões manifestas e nem revelações. Hoje as pessoas não dão à mínima importância a palavra de Deus, a Bíblia; ignoram os mandamentos do Senhor e fazem tudo o que ela diz pra não fazer.

Samuel aprendeu a ouvir a voz de Deus. E é o que nós temos de fazer também, aprender a discernir a voz do Senhor. É claro que não ouviremos a voz de Deus audivelmente em nossos ouvidos, pois ele falará aos nossos corações e na nossa mente. Lembre-se que quando lemos a Bíblia, Deus fala conosco, se você deseja ouvir a Deus em um tom audível, leia as escrituras em voz alta.

Enfim, estude a vida de Samuel, busque seguir o exemplo dele. Permita que Deus conduza a sua vida assim como conduziu a vida de Samuel.

-Priscila Gomes

 

2 comentários:

  1. Otimo post devemos ouvir a voz do Senhor, mas isso só sera possivel a medida que o nosso relacionamento com Ele for profundo...

    tuestremeendodeus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda certeza amiga, obrigada pela sua visita, um beijão ^_^

      Excluir

Comentários ofensivos e com palavras de baixo calão não serão publicados.