quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Um cativeiro diferente

Já se imaginou ser levado para um cativeiro e ao invés de receber maus tratos receber tudo do bom e do melhor? Comer das melhores comidas, beber dos melhores vinhos... quem não iria gostar de ser levado para um cativeiro assim? Foi exatamente assim que aconteceu com Daniel. Ele foi levado cativo para a Babilônia, mas lá ele não virou escravo e nem foi maltratado, ao contrário, ele foi    muito bem tratado.
Daniel era bem jovem quando foi levado cativo para a Babilônia, não só ele como seus outros amigos. Sim, ele era muito jovem, mas era muito maduro em sua vida espiritual, confiava inteiramente em Deus e não deixou de acreditar em Deus só porque permitiu que ele fosse levado à Babilônia.

Tudo que Daniel levou consigo para a Babilônia foi a sua fé inabalável. Na Babilônia o jovem Daniel estudou nas melhores faculdades aprendendo os costumes e a cultura daquele lugar, e a língua dos caldeus, que envolve magia, astrologia, adivinhações etc... (leia Daniel 1.3-6) - hoje em dia, nós enfrentamos a mesma coisa em nossas universidades, faculdades, escolas, somos bombardeados com muitas ideias marxistas e anti-bíblicas.

Um cativeiro diferente, mas com um propósito.
Daniel venceu. O segredo dele era orar três vezes ao dia; assim ele desenvolveu uma tamanha intimidade com Deus, e era isso o que fortalecia. Em meio àquele cativeiro ele não seguiu a cultura e nem os costumes daquela terra, antes permaneceu firme no seu propósito com Deus.
Daniel é um exemplo para nós jovens. Quantas coisas o mundo nos oferece? Porém as coisas que ele nos oferece são temporais e de nada servem. Grande parte dos jovens gostam de seguir a moda do mundo, mas a moda vem e vai, é temporal.
Daniel foi um jovem como qualquer um de nós, sofreu as mesmas tentações que você e eu sofremos a cada dia; mas em tudo ele saiu vitorioso, porque ele buscava a Deus em oração. Grande parte da juventude cristã de hoje não tem mais tempo para orar porque estão muito ''ocupadas'' postando sobre sua vida no facebook, batendo um ''papinho'' com pessoas desconhecidas.
É exatamente por causa dessas coisas que existem muitos jovens cristãos distantes de Deus e com as suas vidas espirituais fracassadas. Quanto mais os jovens se envolvem com as coisas desse mundo mais vão se distanciando de Deus, dessa forma fica  difícil de Deus trabalhar! É melhor seguirmos o exemplo de Daniel, separarmos um tempo para estarmos com Deus, a fim de nos aproximarmos mais dEle.

Priscila Gomes

2 comentários:

  1. É, realmente Daniel é um ícone a ser seguido. Nós amamos muito este Livro e principalmente estes versículos:

    Daniel 10:11 E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.
    12 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda a história de Daniel, um grande exemplo a ser seguido pela juventude cristã de hj.. Obrigada por comentar, volte sempre!

      Excluir

Comentários ofensivos e com palavras de baixo calão não serão publicados.