quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Desfrute a vida tendo em mente o dia do Juizo vindouro

Todos concordam que a  juventude é a melhor fase da vida, pois é na juventude que nos sentimos mais fortes, mais dispostos, mais animados, mais corajosos, etc. Os jovens em geral, cristãos ou não,  têm diversas coisas em comum. Todos (ou quase todos) gostam de diversões - cinemas, saída com os amigos, esportes, etc. A juventude é a fase das novas descobertas, é a fase da agitação; também é a fase em que se pára para pensar no futuro, e em coisas mais importantes e sérias da vida como carreira e casamento.
 
''Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade'' (Ec 12.1 ) - Lamentavelmente, poucos jovens têm se atentado para esse texto. Muitos, por não acreditarem que o dia do Juízo vai chegar, vivem suas vidas de maneira mais desordenada possível, como se fossem eternos. 

Precisamos considerar as palavras do sábio Salomão. Salomão recebeu de Deus uma imensa sabedoria; e tal foi a sua sabedoria que em toda a terra não existiu ninguém mais sábio do que ele (1 Rs 10.3). Incontáveis foram as suas riquezas (1 Rs 10.23; 2Cr 1.12); e quão grande foi o número de mulheres que ele teve (1 Rs 11.3). Mulheres essas que o fizeram desviar dos caminhos justos de Deus para seguir após a idolatria (1Rs 114).

No final porém, Salomão reconheceu que tudo que sucede na vida do homem é vaidade quando se vive à parte de Deus - todas as conquistas, todas as realizações, todos os empreendimentos humanos, todo regozijo, todo esforço, todo trabalho - tudo é vão quando Deus não faz parte da vida do homem.

Mas o que acontece é que os jovens sem Deus não se importam com isso pois estão deslumbrados e fascinados com os encantos do mundo. Estão incapacitados de pensar no futuro eterno por conta do estado em que se encontram - trevas e cegueira espiritual. 

Muitos jovens, na atualidade, não conhecem limites e nem moderação; muitos brincam com coisas sérias, outros se deleitam em fazer com outros brincadeiras de mal gosto. Drogas, bebidas, imoralidades, pornografias, sexo antes do casamento - tudo isso tem feito parte da vida da juventude sem Deus. Eles não estão se lembrando do Criador enquanto jovens; ao contrário, estão desprezando o Criador realizando com tamanha satisfação e gosto os pecados mais vis. 
Diz a Bíblia: ''Alegra-te jovem, na tua juventude, e toma prazer no teu coração nos dias da tua mocidade; e anda nos caminhos do teu coração; saiba porém, que sobre todas essas coisas te trara Deus a juízo'' (Ec 11.9, ênfase minha)

''E impossível desfrutar a vida sendo crente'' - esse é o pensamento daqueles que não tem Deus; isso porque as diversões e os prazeres estimados pelo mundo e que se resultam das concupiscências, Deus abomina! Crente não fuma, não usa drogas; crente (verdadeiro) não se prostitui, não vive na imoralidade; não porque são perfeitos, mas porque foram transformados e  feitos nova criatura (2Co 5.17) e o Espírito Santo habita neles, e por conta disso, os prazeres mundanos não lhes agradam mais.

Os cristãos são constantemente troçados pelo mundo por não se deleitarem nos mesmos prazeres; o mundo ridiculariza os cristãos pois eles acreditam e seguem os ensinamentos de Cristo. Já li e ouvi muitos comentários do tipo: ''você não deve acreditar em tudo o que a Bíblia diz; a Bíblia foi escrita por homens''. Sim é verdade, a Bíblia foi escrita por homens, mas por homens inspirados pelo Espírito Santo ( 2Pedro 1.21). Um anônimo comentou em umas das minhas postagens o seguinte: "Pobre povo tão débil e fraco quanto o seu deus pregado na cruz. Hail Satã!'' E outro comentário (acredito ser do mesmo autor), disse: ''... que baboseira. O melhor é beber da taça da vida enquanto ela ainda está cheia. Só satan dá a verdadeira liberdade. Hail Satã''
Tal pessoa está completamente cega. 

A nossa vida não se baseia somente aqui nessa terra. Muitos só pensam no aqui e no agora; só pensam em beber até não poderem mais; só pensam em se divertir, em namorar, em fazer maldades, só pensam em aproveitar a vida bem longe do Senhor, já que segundo eles ''é impossível aproveitar a vida sendo crente''

Longe está da mente dessas pessoas o dia da prestação de contas; o dia em que toda a humanidade terá de comparecer diante do Grande e Santo Deus, o Criador de todas as coisas para serem julgadas. São tantas as ocupações e preocupações com coisas materiais, são tantos divertimentos; a mente dos jovens está tão entupidas de redes sociais que não lhes sobra tempo para pensar no Dia do Juízo. Que perigo!

Como nós cristão temos de viver? O cristão é controlado pelo Santo Espírito de Deus. Quem direciona e conduz a nossa vida é o Espírito Santo. A vida do crente não é monótona, não é obscura ou desprovida de alegria, muito pelo contrário, o cristão  é de fato legre e sabe desfrutar da vida, mas tudo com Deus ao lado. O cristão faz todas as coisas tendo em vista o juízo vindouro, pois sabe que terá de prestar contas a Deus de absolutamente todos os seus caminhos.
A juventude sem dúvida é a melhor fase da vida. Portanto, caro jovem, não a desperdice com frivolidades; a juventude logo passa. Assim sendo, não ignores o teu Criador, ao contrário disso, ''Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias maus, e cheguem os anos dos quais digas: Não tenho neles contentamento'' .

Tenha em mente que os encantos do mundo são findáveis, eles passam em um piscar de olhos. Mas quem faz a vontade do Senhor, como diz a Escritura em 1 João 2.17, permanece para sempre.
Por fim, medite nesses versículos de Eclesiastes 12. 13-14

''O fim de todo discurso ouvido é este: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é o dever de todo o homem. 
Porque Deus trará toda a obra a julgamento, a qual se fará sobre tudo o que está oculto, quer seja bom, quer seja mau''. 

- Priscila Gomes da Silva

2 comentários:

  1. Simplesmente demais. Tudo que precisava ouvir hoje... Bem aventurado mesmo quem anda conforme a vontade do Senhor! Deus abençoe todos!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e com palavras de baixo calão não serão publicados.