quarta-feira, 30 de julho de 2014

Como vencer o desânimo de ler a Bíblia?

Na época atual não poucos crentes sentem  desânimo e muita preguiça de ler a Bíblia, por conter muitas palavras diferentes e alguns textos difíceis de se interpretar. Como se sabe, a Bíblia não é um livro comum, ela não é como um livro de romance que você compra em uma livraria qualquer da sua cidade. A estrutura da Bíblia é completamente diferente de todos os livros que você já leu; ela é toda organizada por livros capítulos e versículos, tudo isso para facilitar o leitor na procura de livros e textos.

 

Tá, mas o que eu quero saber é como vencer o desanimo de ler a Bíblia, então, o eu devo fazer? O primeiro passo é você começar ler, com vontade ou sem vontade. Não existe nenhuma fórmula mágica que fará com que o seu desanimo desapareça imediatamente. O segundo passo é a oração, a Bíblia é discernida espiritualmente. Toda vez que você pegar a Bíblia para ler, antes, faça uma pequena oração, como esta:

 

''Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei'' (Salmos 119.18).

 

Você não pode deixar de ler a Bíblia simplesmente porque tem preguiça. A Bíblia é alimento que fortalece o seu espírito. Se você não ler e meditar na palavra de Deus você nunca vai descobrir qual é vontade d'Ele para a sua vida. Não corra atrás de oráculos para saber o que você tem que fazer ou deixar de fazer, a maior profecia está nas tuas mão - a Bíblia!

 

O único ser que não quer que você leia a Bíblia é o Diabo, teu inimigo e inimigo de Deus. Ele não te quer ver lendo a Bíblia porque ele sabe que só a Verdade liberta. Por isso ele fará de tudo para que você não a leia; e os meios que ele usa para te impedir de ler a palavra é colocando em você desânimo, preguiça, sono... Essas são as armas dele. Outra coisa que ele lança na sua mente são pensamentos como este: ''De que adiante eu ler a Bíblia se eu não entendo nada?''

 

A leitura da Bíblia é fundamental na vida de todo cristão. Para crescermos na graça e no CONHECIMENTO precisamos ler, meditar e estudar a palavra. Você não está bem espiritualmente se não sente vontade de ler a Bíblia. Os doentes geralmente perdem o apetite, não é? Quantas vezes você não sentiu vontade de comer quando não estava bem de saúde?

 

Seja sincero(a) com Deus, se você não tem ânimo de ler a Bíblia, fale isso pra Ele em oração. Entenda uma coisa, o seu relacionamento com Deus só será profundo à medida que você se aproxima d'Ele através da leitura da Bíblia e da oração, não existe outra forma de se aproximar de Deus.

 

Sei que na Bíblia tem textos difíceis de entender, mas Deus nos mostra os seus mistérios ocultos na Palavra quando temos intimidade com Ele, e isso é maravilhoso. Tem vários textos que podemos compreender facilmente, mas outros só conseguimos entender se Deus nos revelar. 

 

Incentivo-te a ler a Bíblia; leia, leia, e leia. Leia todos os dias, não perca tempo. Ame a Palavra, medite na palavra, estude a palavra, tenha prazer na palavra e guarde muito bem a palavra no seu coração.

 

Medite bem neste versículo:

 

''Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo''

Apocalipse 1.3

 


Priscila Gomes

 

 


20 comentários:

  1. A Paz, eu acho que esse desânimo pra ler a bíblia e estudar ela também vem daquela luta da carne x Espírito, nós sabemos que devemos ir até Deus, o Espírito Santo se alimenta com as palavra do Papai, mas a nossa carne quer fazer tudo (até não fazer nada) desde que não ore ou leia a palavra, então temos que escolher qual lado deve perder, e ir na raça algumas vezes pelo nosso Deus *-*, por amor a Ele.

    ResponderExcluir
  2. estava precisando dessa palavra realmente, gostei.
    Deus te abencoe

    ResponderExcluir
  3. Estava procurando uma maneira de como ter forças para ler a palavra e aqui pude encontrar. Obrigada mesmo, Deus tem ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  4. Amém mnha flor, Deus te abençoe!
    Firmeza!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá sou evangélica a 1ano sou batizada nas águas leio a bíblia mais sinceramente não entendo quase nada gostaria de ora mais crer mais mais as vezes mim axo fraca e como se Deus não estivesse vendo se tivesse sendo envao .
    Congrego em uma igreja q meus pastores gostam muito de mim mais tenho vontade de ir em outras igrejas sabe as vezes axo q meu chamado não é pra lá mais ei não queria magoar eles pq eles já mim ajudaram muito mais as vezes fico tão confusa tenho muita vontade de ir mais e como se eu estivesse sendo ingrata com eles .
    Desculpa o desabafo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, mesmo que você não entenda a palavra continue lendo. Sempre antes de ler ore ao Senhor para que ele lhe abra o entendimento. Mesmo sem vontade, ore. Quando não sentimos vontade de orar e ai que temos de orar mesmo. Continue perseverando na leitura bíblica e na oração e você vai ver a sua vida sendo transformada paulatinamente, mas é necessário perseverança.
      Em relação à igreja em que você congrega, se você não acha que lá está bom pra você, enfim; o conselho te dou é: ore! Peça a Deus direção, tenho certeza que Ele te responderá. Converse com os seus pastores, orem juntos. Não tome nenhuma decisão precipitada para que você não se arrependa mais tarde.
      É isso, ore, ore e ore, mesmo sem vontade, ore; e mesmo sem entender leia a Palavra.
      Um grande abraço !

      Excluir
    2. O amada o inimigo é mentiroso quer que vc muda de igreja pra vc perder o foco...ore a Deus e repreende os maus pensamentos em nome de Jesus.a igreja somos nós..ore a Deus pedindo uma direção.. Deus te abençoe

      Excluir
  6. Feliz pela esplicação Priscila.

    ResponderExcluir
  7. A paz do senhor amada que o senhor nosso Deus te abençoe poderosamente vc é um instrumento nas mãos do oleiro.

    ResponderExcluir
  8. Eu não tenho ânimo pra ler a biblia ,também não sei orar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandra, tudo bem?
      Minha flor, você sabe conversar? Porque orar é conversar com Deus.
      Não existe nenhum mistério! Seimplesmente comece a falar com Deus, é como se você estivesse conversando com uma pessoa. Mas é claro, é preciso se achegar ao Senhor com reverencia e temor pois Ele e Santo.
      Não é difícil, comece a praticar; dobre os seus joelhos e peça ao Senhor para avivar o teu seu coração. E tenha fé que Ele o fará!

      Um Abraço!

      Excluir
  9. Obrigada Priscila , até me afastei da igreja por esse motivo. Medo de Me chamarem pra orar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora volte, e não tenha medo! Ore ao Senhor em particular a respeito disso, e vc verá, paulatinamente, esse medo indo embora

      Excluir
  10. Olá Priscila! O meu caso é um pouco diferente, eu não tenho vontade de ler mais a Bíblia, porque eu já li ela toda, aprendi várias coisas e agora não sinto mais vontade de ler.
    Mas eu sei que eu preciso ler!
    Me ajude porque a vontade foi embora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Você não deixa de se alimentar todos os dias só porque comeu uma vez só, não é? Depois que vc come estará saciada, mas isso não significa que não sentirá fome de novo. Logo a fome voltará e vc terá de se alimentar; só não se alimenta quem está doente.
      Com a Palavra é a mesma coisa. Não importa se vc já leu a Bíblia toda, é preciso continuar meditando e se alimentando dela todos os dias. Assim como precisamos comer todos os dias pra fortalecer o nosso corpo, também temos que nos alimentar diariamente da palavra para nos fortalecermos.
      Ore ao Senhor para avivar teu coração, e mesmo sem vontade, leia a Palavra. O único que não quer que nos alimentemos das Escrituras é o nosso adversário, o Diabo!

      Um abraço !

      Excluir
    2. Dica: leia outra versão da Bíblia. Por exemplo: acf,nvi,almeida e NTLH. é muito mais.

      Excluir
  11. Amém palavra abençoada , quer alumia nossas Vidas quer Deus abençoes vcs , issu tirou todo embaraços nas nossas Vidas ate, a Cegueira quando estamos cego nâo enchergamos mais nada, ai tem quer ter alguem Iluminado pra abri nossos olhos Obrigado...

    ResponderExcluir
  12. Eu tô péssima, quando fui nova convertida há quase 2 anos atrás eu lia muito a bíblia, orava 1h, agora quase não consigo mais orar, ou repito ou não sei o q falar, ler a biblia da desânimo e fico sem interesses pq n queria ler de qualquer jeito p Deus receber, tô morrendo assim e não sei pq aconteceu isso, eu perdi meus avós me abateu demais e me deixei levar pela tristeza e me acomodei agora não sei como me levantar só sinto sono preguiça desinteresse desânimo e to com sdd de Deus massa contínuo tendo temor, renunciando tudo como antes mas eu sou pregadora e fico sem ânimo de aceitar convite de pregar pq sei como tô por dentro seca

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e com palavras de baixo calão não serão publicados.