terça-feira, 31 de julho de 2018

O cristão está livre de sofrimentos?

Diferentemente do que a maioria do mundo pensa, o crente em Jesus pode sim vir a sofrer. Jesus foi bem categórico ao declarar que no mundo teríamos aflições (Jo 16.33). Mas ao contrário de Jesus, os pregadores da teologia da prosperidade insistem em ressaltar que os cristãos não podem sofrer de forma alguma - não podem ser acometidos por doenças, não podem ser pobres, ao contrário, tem de ser prósperos (materialmente falando) e ir bem em tudo. No entanto, não é isso o que as Escrituras ensinam. Deveras, o sofrimento é algo comum a todos os homens e ninguém está livre dele, nem mesmo o servo mais fiel e temente a Deus, isso percebe-se através das Sagradas Escrituras, que não deixa de relatar as grandes tribulações e até mesmo as mortes que alguns dos servos de Deus tiveram de padecer.

O motivo para a existência do mal e do sofrimento encontra-se na Queda. No princípio, Deus criou o homem e o mundo perfeito, porém, o homem, escolhendo o caminho da desobediência, preferiu desobedecer à ordem do Criador e, como consequência da sua desobediência, a dor, a tristeza,  a maldição e a morte introduziram-se no mundo (Gn 3.16-19). A Bíblia diz: "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram" (Rm 5.12). A partir da Queda, o homem sofreu um processo contínuo de degeneração.

Logo nos primeiros capítulos da Bíblia (Gn 4) nos deparamos com o primeiro homicídio - Caim matando Abel, seu próprio irmão; e nos capítulos que se seguem, vemos o quanto a corrupção humana chegou a elevados níveis, a ponto de Deus ter de destruir o mundo pelo dilúvio, visto tamanha maldade no coração do homem.

A maldade existente no coração do homem o leva a praticar ações que fazem mal a si próprio e aos seus semelhantes também. Mas, além disso, há outras coisas, decorrentes da queda, que assaltam a todos nós, uma delas são as doenças. Antes de pecar, Adão e sua esposa, gozavam de perfeita saúde, todavia com a Queda, eles enfermaram no corpo, na alma e no espírito, é claro, isso passou também a nós. As doenças e enfermidades são consequências da Queda do homem. Até mesmo os crentes estão sujeitos às doenças como: depressão, doenças psicossomáticas, pressão alta, diabetes, insônia, e outras mais graves. Infelizmente muitos não aceitando isso, acabam questionando a Deus, como se Ele fosse o responsável pelo mal. Em meio à dor, muitos acabam se irando e se afastando da presença do Pai, deixando assim de confiar nEle. Eles esquecem-se de que não estamos imunes às enfermidades e de que somos pó e que um dia retornaremos ao pó.

Dirigindo-me aos cristãos, quando a doença chegar, não podemos jamais nos entregar ao desespero, mas sim confiar em Deus e na sua soberania, tendo sempre em mente que Ele vê o nosso sofrer e age sempre segundo o beneplácito da Sua vontade, visando o nosso bem.

Vale ressaltar que muitos sofrem como consequência de seus próprios atos imprudentes. Por exemplo: se eu desobedecer às leis de trânsito, corro o risco de sofrer um grave acidente que, se não me matar, pode me deixar inválido para o resto da vida; se tenho péssimos hábitos alimentares, meu corpo no futuro sofrerá com as consequências disso. Em Gálatas 6.7 afirma que "Tudo o que o homem semear, isso também ceifará". Essa é a lei da semeadura, e ela se aplica a todos, cristãos ou não.

Os cristãos também enfrentam ataques por parte do diabo e seus demônios. Ele anda ao nosso derredor bramando como leão buscando nos devorar (1 Pedro 5.8). Estamos constantemente diante de uma batalha espiritual contra Satanás, lutando com as armas da nossa milícia, armas essas que não são carnais, mas espirituais e "poderosas em Deus para a destruição das fortalezas" (2 Co 10.4). Devemos nos alegrar em Deus, pois se o Diabo nos persegue, é sinal de que somos fieis discípulos de Cristo e estamos agradando a Deus, incomodando assim o adversário por causa da nossa fidelidade ao Senhor. Bem disse o nosso Salvador: ''Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim perseguiram, também vos perseguirão a vós'' (Jo 15.20).

Martinho Lutero disse: ''Deram ao nosso Mestre uma coroa de espinhos. Por que esperaríamos uma coroa de rosas?''

Não obstante do que as Sagradas Escrituras ensinam, muitos ainda insistem em afirmar que os filhos de Deus não podem padecer, mas isso não é verdade. O fato de sermos cristãos não nos livra de nenhuma tribulação terrena, seja ela de ordem física, econômica ou natural. Portanto, não se deixe ludibriar por falsos pregadores da Prosperidade e da Confissão Positiva que insistentemente dizem que o crente não pode sofrer. Se Jesus sofreu, quanto mais nós, seus seguidores. 

O novo nascimento na vida do cristão faz dele uma nova criatura em Cristo Jesus (2 Cor. 5.17), entretanto, ele ainda é um pecador; embora termos nascido de novo, o nosso corpo mortal ainda não foi transformado, e é por isso que sofremos e gememos (vide, Rm 20-23). Porém, quando Cristo vier e glorificar o nosso corpo mortal, aí sim nenhum mal nunca mais o poderá assolar.

Deus soberanamente pode usar o sofrimento na vida de um servo Seu como um meio para fazê-lo crescer e amadurecer espiritualmente. Assim como o ouro é provado no fogo, da mesma forma Deus prova os seus com o objetivo de aperfeiçoa-los e torna-los cada vez mais maduros e mais parecidos com Seu Filho. Lembremo-nos de que não fomos chamados apenas para sermos felizes nesta terra, mas também para compartilharmos dos sofrimentos de Cristo. "Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas". (1 Pedro 2. 21). Deus simplesmente pode usar o sofrimento para testar a veracidade da nossa fé nEle ( Tg 1.3).

Os filhos de Deus devem sempre confiar e descansar na soberania de Deus, pois o Seu olhar onisciente está a contemplar os seus eleitos e jamais os abandonará nas angustias e em meio às circunstâncias desfavoráveis da nossa jornada. 

"Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos atentos às suas orações" 
(1 Pedro 3.12).

 O cristão que de fato põe a sua fé e esperança em Deus, mesmo diante do sofrimento e das lutas de cada dia, desfruta da paz interior e da alegria que provém do Espírito Santo, já que tem comunhão com Ele e acredita resolutamente na palavra que diz: "E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". (Romanos 8.28). 

Priscila Gomes

Um comentário:

  1. Muito bem escrito esta postagem "O CRISTÃO ESTÁ LIVRE DO SOFRIMENTO?". Só não vai gostar dessa verdade que você escreveu os que professam a doutrina da prosperidade que diz que um crente não fica doente nem pobre. Parabéns, muito sensato e bíblico os seus argumentos.

    No site BUSK BÍBLIA em que administro, faz pouco tempo postamos este artigo: "A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ANNABEL, A MENINA QUE VISITOU O PARAÍSO DE DEUS." fala da história real por trás do filme "Milagres do Paraíso" a menina crente que depois de um grave acidente vai aos céus, ao paraíso de Deus. Nesta matéria Annabel conta tudo o que viu e sentiu no céu.

    https://www.buskbiblia.com.br/

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e com palavras de baixo calão não serão publicados.