segunda-feira, 16 de abril de 2018

Olhando para Jesus

‘’Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos'' (Hebreus 12.1-3)

O texto supracitado fala sobre perseverança. Perseverança significa ‘’ser constate’’, ‘’permanecer’,’ continuar firme’’.  Guarde bem a definição dessa palavra.  Antes de começar essa reflexão, saibam que a carta aos Hebreus é na verdade uma carta de exortação que foi escrita para uma comunidade de cristãos hebreus que estavam desanimados e sentindo-se tentados a abandonar a fé em Jesus Cristo por causa das perseguições que estavam sofrendo. E devido àquelas circunstâncias difíceis de perseguição, aqueles cristãos cogitavam em abandonar a fé cristã para voltar para o conforto da sua antiga religião - o judaísmo. 

E foi por isso que o autor escreveu essa carta, a fim de animar e exortar àqueles cristãos a continuarem firmes na fé, apesar de toda aquela perseguição que estavam sofrendo. Uma verdade que foi  deixada bem clara na carta aos Hebreus (verdade essa que nós devemos prestar bastante atenção) é que é muito perigoso retroceder, ou seja, abandonar a fé. É perigoso porque uma vez que fomos iluminados por Deus para compreender o evangelho e receber a salvação, aí de nós se voltarmos atrás, porque se retrocedemos, retrocedemos para a nossa própria perdição e ruína. Portanto, já que é assim, se em algum momento na sua caminhada cristã você se sentir tentado a voltar atrás, lembre-se disso: quem se aparta do Deus vivo certamente perecerá. (Leia Hebreus 10.39).

A vida cristã é como se fosse uma corrida, e tal como em uma corrida, só ganha o prêmio quem corre até o fim. Não adianta correr somente até à metade ou parar para descansar em frente a linha de chegada. Para subir no pódio é preciso concluir a corrida, mesmo cansado e ofegante! Da mesma forma é na vida cristã, a coroa da vida está reservada somente para aqueles que, com a graça de Deus, são fieis e seguem nessa jornada sem desfalecer, perseverando até o fim.  (Apocalipse 2.10).

O apóstolo Pedro em sua carta diz que somos como peregrinos e forasteiros neste mundo (1 Pedro 1.1; 2.11), isso significa que esta terra a qual estamos não é o nosso lar definitivo, pelo contrário, aqui estamos apenas por um curto período de tempo. Assim como o povo de Israel foi peregrino no deserto em direção à terra prometida – Canaã – assim somos nós aqui neste mundo, estamos seguindo em direção ao nosso lar eterno. ‘’ Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir’’ (Hebreus 13. 14). É certo que durante a nossa jornada para o céu muitas lutas e perseguições nos sobrevirão, e principalmente para aqueles que desejam viver piedosamente no Senhor: ''E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições'' (2 Timóteo 3.12). 
Mas o que fazer quando as lutas e perseguições, por causa do evangelho, cruzarem nosso caminho? Devemos perseverar, seguindo adiante e sofrendo as aflições como um bom soldado de Cristo (2 Timóteo 2.3); é preciso ser constante e manter-se firme no caminho estreito, pois é este Caminho (Cristo) que conduz à vida.

Infelizmente vemos uma quantidade enorme de cristãos deixando de perseverar na fé por causa das muitas dificuldades. Nenhum cristão deveria estranhar o fato de sofrer por causa do evangelho, até porque Jesus deixou claríssimo que no mundo os seus seguidores sofreriam tribulações (Mateus 10.18; 22; 24.9; João 16.33).

Muitos deixam de perseverar e de olhar para Cristo simplesmente porque se deixam embalar com as coisas desta vida: com o pecado, com as concupiscências, com o mundanismo... Todas essas coisas contribuem para tirar o nosso foco de Cristo, o nosso Salvador; e sem falar nos embaraços que são todas as coisas que pensamos não ser pecado ou que achamos que não tem ‘’nada haver’’, mas que na verdade prejudicam o nosso progresso na fé quando as valorizamos em demasia. Os embaraços são prejudiciais e fazem com que fiquemos para trás na corrida da fé. Tomemos cuidado!

O Diabo, nosso adversário, trabalha ininterruptamente para tentar destruir a nossa fé em Deus. Conforme diz a Bíblia, ele está ao nosso derredor, como leão, buscando a quem tragar (1 Pedro 5.8).  O maior desejo dele é fazer-nos desviar do caminho; é por isso que somos exortados a vigiar e não dar lugar a ele ( Efésios 4.27). Mas isso só é possível quando mantemos um relacionamento correto com Deus, a vigilância, uma vida de oração e a meditação nas Escrituras.

No versículo 2 de Hebreus 12 diz ’Olhando para Jesus, autor e consumador da fé’’. Muitos têm retrocedido na fé porque deixaram de olhar para Cristo. Quando começamos a nos envolver com as coisas dessa vida e quando nos preocupamos demasiadamente com coisas temporais, a nossa visão espiritual começa a se ofuscar de tal maneira que começamos a perder o foco em Cristo; e quando perdemos o foco Dele a nossa vida começa a desmoronar e assim perdemos a motivação e o ardente desejo de continuar a perseverar.

É por isso que precisamos manter os olhos fixados em Jesus, pois somente Ele é a nossa força e o nosso exemplo supremo de perseverança em meio ao sofrimento, de oração, de confiança em Deus, etc. Nós cristãos estamos militando a milícia da fé, e a Escritura diz que ninguém que milita se embaraça com as coisas dessa vida ( 2 Timóteo 2.4). Sendo assim, quem de fato almeja terminar a carreira que nos está proposta (Hebreus 12.1), entrar no céu e receber a imarcescível corroa de glória ( 1 Pedro 5.4), precisa se abster de todas as coisas que atrapalham o progresso na vida cristã.

Como diz o autor de Hebreus (que por sinal é anônimo): ''Deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos com PACIÊNCIA a carreira que nos está proposta, OLHANDO PARA JESUS, autor e consumador da fé''. (Heb.12.1)

Lembre-se sempre que o caminho que conduz à vida é estreito e apertado, mas mesmo assim,  não podemos recuar, pois se recuarmos é para a nossa própria perdição e desgraça eterna. Como escaparemos nós se negligenciarmos uma tão grande salvação? (Hebreus 2.3). O único que pode salvar da maldição e perdição eterna é Jesus Cristo, e fora Dele não há salvação; além Dele não existe nenhum outro salvador. Sendo assim, se O negligenciarmos, para onde iremos nós? Só Ele tem a Palavra de vida eterna (João 6.68). Portanto se você já pôs a mão no arado, prossiga! Siga avante olhando para Cristo! Tire seus olhos do mundo e fite-os em Cristo. Confie Nele e siga em frente!

''...Quando enfim tu largares a cruz, Jesus te coroará; com santo gozo em glória e luz te consolará. Esquecerás teus lidares, tribulações e pesares, quando no céu desfrutares perfeita paz'' (Harpa cristã, 394)


Priscila Gomes

0 Coments:

Postar um comentário

Comentários ofensivos e com palavras de baixo calão não serão publicados.