quinta-feira, 15 de junho de 2017

Posso todas as coisas naquele que me fortalece - O real significado

(Filipenses 4.11-13)
O que o apostolo Paulo efetivamente quis dizer com Posso todas as coisas naquele que me fortalece? É muito comum vermos alguns irmãos e até mesmo pregadores empregando essa frase de forma equivocada. Quando isolados versículos da palavra de Deus, não atentando para o seu contexto, a tendência é errarmos na interpretação do texto. Quando Paulo disse que podia todas as coisas naquele que o fortalecia, ele não estava querendo dizer que podia conquistar todas as coisas que quisesse ter. Vou explicar.

Mas antes, quero você saiba que quando a carta aos filipenses foi escrita, Paulo estava preso, talvez em Roma. O objetivo dele ao escrever essa epístola era: (1) agradecer aos irmãos filipenses por terem lhe ajudado com uma oferta especial, por meio de Epafrodito (Filipenses 2.25); (2) confortar os irmãos em relação às suas prisões e dizer o quanto suas prisões contribuíram para o avanço do evangelho (Filipenses 1.12);  (3) tentar resolver um certo problema de dissenção entre duas irmãs, Evódia e Síntique (Filipenses 4.2). Etc.. 

Pois bem, agora vamos ver o que realmente Paulo queria dizer quando disse Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Vejamos o que ele disse antes de falar isso:

'‘... Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me Fortalece. '' ( Filipenses 4.11-13)

O versículo acima era exatamente o que ele queria dizer. Note a parte sublinhada. Contentamento. Era isso. Paulo havia aprendido o segredo do contentamento. E o segredo era Cristo! Com Cristo que o fortalecia ele podia todas as coisas, pois Ele mesmo o capacitava para suportar todas as circunstâncias, tanto as boas como as difíceis. Assim, Paulo se contentava em ter fartura e abundancia; mas também se contentava em estar abatido, em sofrer perseguições, e, em passar por necessidades, pois em tudo isso, Cristo o fortalecia! 

É isso o que Paulo queria dizer com ''Posso todas as coisas naquele que me fortalece'' - A fé dele em Cristo Jesus o capacitava a suportar, sem murmurar, qualquer circunstância adversa. Veja tudo o que esse apóstolo chamado segundo a vontade de Deus passou lendo 2 Coríntios 11 a partir do v.23.   Quantas lutas e perseguições; quantos açoites e quantas prisões. Ele levava no próprio corpo as marcas de Cristo (Gálatas 6.17), pois tudo podia em Cristo que o fortalecia.

Agora sabemos que ''Posso todas as coisas naquele que me fortalece'' não tem nada a ver em conquistar todas as coisas que queremos, mas sim que podemos enfrentar, na fé em Cristo Jesus, qualquer circunstância e qualquer situação, seja ela boa ou difícil. Cristo, o nosso Salvador, nos concede graça para suportarmos sem reclamar as piores situações que tivermos que enfrentar. Portanto, podemos ter fartura e abundancia; podemos padecer necessidades, podemos sofrer perseguições; podemos sofrer injustiças, mas em tudo isso estaremos de pé, firmes no Senhor, pois é Cristo quem nos fortalece e capacita.

Posso todas as coisas em Cristo que me Fortalece

- Priscila Gomes

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog lindoooooo! E pela postagem!
    Que Deus te abençoe a cada dia mais! :)

    Hey Lou Blog

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus! Também entendo assim. Louvado seja Deus e Jesus Seu filho santo, que em tudo nos fortalece!

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e com palavras de baixo calão não serão publicados.