segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus

Imagem
''Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus''.

Leia João 3.

Essa passagem das Escrituras é bem conhecida. Por certo você já ouviu falar sobre Nicodemos. A Bíblia revela que Nicodemos era fariseu, mestre da lei em Israel e fazia parte do Sinédrio. E por algum motivo em particular, foi ter com Jesus na calada da noite. Mesmo sendo fariseu, acreditava que Jesus era ''mestre vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele'' (v.2).

Na verdade Nicodemos era um homem religioso, mas isso não significava que ele estava salvo, pois religiosidade não garante a salvação de ninguém. Nenhum ser humano entrará no reino de Deus por ser religioso,  ou por praticar boas obras, ou por ser caridoso, ou por ser honesto, ou por fazer tudo certinho. Jesus foi bem claro em suas palaras: '' .... Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (v3)

O que é nascer de novo? Nascer de novo quer dizer nascer do alto, significa tornar-se uma nova criatura. É nascer de novo espiritualmente. 
É preciso entender que o novo nascimento ou regeneração não é algo que procede do homem, é o Espírito Santo quem opera no homem a regeneração. Nenhum ser humano em em si mesmo tem a capacidade de auto salvar-se ou auto-regenerar-se; isso porque a nossa natureza humana foi corrompida pelo pecado.

Uma pessoa antes de se converter a Cristo está morta espiritualmente, e por isso anda segundo as suas paixões mundanas, pois  é guiada pela sua carne, pelos seus impulsos e pelos seus desejos carnais. Sendo assim, o pecado para tal pessoa é como se fosse algo normal.
Mas quando essa mesma pessoa se converte a Cristo  mediante exposição do evangelho, e se arrepende dos seus pecados de todo o coração, o Espírito Santo vem e passa a habitar dentro dela, e paulatinamente vai transformando a sua vida. E em decorrência disso, ela não verá mais o pecado como algo normal; e os pecados que outrora gostava de praticar, agora, abomina. O Espírito Santo a transformou em uma nova criatura. (1Coríntios 5.17)

Aquele que é regenerado tem todas as áreas da vida transformada, o seu caráter é mudado, toda a sua vida é transformada. O velho homem foi despido e deu lugar ao novo homem, que segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade (Efésios 4:24).  Antes era a carne quem conduzia a vida dessa pessoa, agora é o Espírito Santo! 

Atualmente podemos observar que há muitos que dizem ser crentes/evangélicos, mas na verdade nunca nasceram de novo, nunca foram regenerados pelo Espírito Santo; não tem fé verdadeira em Cristo, são apenas religiosos. Estes até fazem parte de uma igreja local, cantam no coral, são frequentes na igreja, mas ainda se deleitam no pecado, suas mentes são podres, cheia de pensamentos imorais. São ''crentes'' conformados com o mundo, falam palavrões, gírias, se vestem com indecência, com sensualidade. Isso são claras evidências de que os tais não nasceram de novo, não são convertidos, estão mortos espiritualmente, estão em trevas e não são salvos.

Hoje em dia se perguntar, todo mundo diz que é filho de Deus; mas o que muitos não compreendem é que Deus não reconhece como filho aquele que não nasceu de novo espiritualmente.  Todo aquele que continua na prática do pecado, mesmo congregando e participando ativamente dos trabalhos da igreja, não pode ser chamado de filho de Deus, Deus não o reconhece como filho. 

Os verdadeios cristãos procuram viver uma vida consagrada, santa e irrepreensível diante de Deus. Vivemos no meio de uma geração adultera e perversa, mas em meio a essa geração os verdadeiros filhos de Deus se sobressaem resplandecendo como os astros no mundo (Filipenses 2.15). Eles não se corrompem com o pecado e nem se deixam levar pelas seduções do mundo.

Só existe um modo de reconhecer um cristão verdadeiro/regenerado, Mateus 7.20 ''Pelos seus frutos os conhecereis''. Que frutos são esses? Leia Gálatas 5.22

Não se engane, se você não nascer de novo não poderá entrar no reino de Deus. 
Reflita nisso: você é um verdadeiro cristão ou é apenas um religioso?  

Medite nesse texto:
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus''. 
1João 3:9,10
    
- Priscila Gomes da Silva.

4 comentários:

  1. Deus Seja Louvado Poe Esta Palavra...

    Graça e Paz, Amado Irmão... Tenho Um novo site sobre a bíblia, melhor dizendo a bíblia online. conheça e se possível indicar no seu site...

    Nossa Bíblia Online

    http://nossabibliaonline.com

    Valdirene Silva _ Serva Do Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!
    Peço que colaborem respondendo a esse questionário, ref. ao conhecimento sobre a Bíblia que a população brasileira tem, para um possível projeto. Agradeço.

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdgxJfECgy4D4uRK8YQLCQwopE4Kj0QjIxbfhY-kW2sOeWmUg/viewform

    ResponderExcluir
  3. É desse jeito, tem que haver transformação!
    Quem nasce de novo morre para o mundo é vive pra Deus.
    Mas esse nascer de novo tem que ser completo, por dentro e por fora.
    Principalmente por dentro, existem muitos que por fora são verdadeiros servos do Senhor, mas por dentro continua com o velho homem, não houve mudança alguma.

    ResponderExcluir
  4. Ola, Daniele!
    Está certíssima!

    Um abraço

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e que contenham palavrões não serão publicados.