terça-feira, 17 de novembro de 2015

Imitando o Pai Celestial

''Sede pois imitadores de Deus como filhos amados'' (Efésios 5.1)

No texto de hoje gostaria de levar você a refletir em alguns versículos do texto de Efésios 5. Espero que você esteja com o seu coração aberto para que a Palavra de Deus entre e modifique sua vida.

Efésios 5.1
Este versículo diz para sermos imitadores de Deus como filhos amados. Quando um pai é bom todo filho deseja seguir o seu exemplo, correto? Mas como um crente poderia imitar o Pai Celestial se não o conhece e nem busca conhecê-lo? Com toda certeza, é plenamente impossível! Pois o único modo pelo qual podemos conhecer a Deus é através da Bíblia Sagrada. Se você é um crente que não gosta de Bíblia, sinto muito dizer, mas talvez seja porque você não pertence a Deus, já que é impossível um cristão autêntico não se deleitar nas Escrituras. 

O apóstolo Paulo diz para sermos seus imitadores assim como ele era de Cristo. Foram muitos os ensinamentos e exemplos que Jesus deixou para seguirmos. Decerto todos os que o amam seguirão de bom grado todos os seus exemplos. Agora, que exemplos são esses?

  • O de não agradar a si mesmo ( Romanos 15.5) 
  • Ser manso e humilde ( Mateus 11.29)
  • Renunciar a si mesmo ( Mateus 16.24)
  • Andar em amor ( Efésios 5.2)
  • Suportar os sofrimentos ( 1Pedro 2.21)
Estes são apenas alguns dentre muitos exemplos que Jesus deixou, se quiser, pode conferir as referências em sua própria Bíblia. A recomendação é que você siga o exemplo de Cristo Jesus, pois todos os que seguem seus passos nunca andarão em trevas, mas terá a luz da vida ( João 8.12).

Efésios 5.2

O versículo seguinte diz: 
''e andai em amor como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave''
Qual é o maior mandamento? 

''Respondeu-lhes Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
O segundo, semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo''. ( Mateus 22.37, 39).

Jesus não amou apenas aqueles que o amavam e fazia bem, ele não morreu na cruz para salvar somente uma classe de pessoas. O amor d'Ele foi e é universal.
Uma pessoa nunca desejará o mal para si própria, assim, da mesma forma, ela nunca deve desejar o mal ao seu próximo. Devemos amar o nosso próximo com um amor fraternal, com um amor não fingido, com um amor sincero. Devemos amar o nosso próximo da mesma forma que Jesus nos amou, renunciando as nossas próprias vontades para ajudar o nosso próximo.

Quem ama não faz mal ao próximo; quem ama suporta as fraquezas dos fracos; quem ama agrada o seu próximo naquilo que é bom na edificação.
''Toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo''  (Tiago 2.8)

Efésios 5.3-14
''Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos (v.3)
''Nem torpeza nem conversa tola nem chocarrices, que não convém, mas antes com ações de graças'' (v.4) 
''Pois bem sabeis isto: Nenhum devasso, impuro, avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus'' ( v.5)

Do versículo 3 ao 5 fala a respeito de alguns  pecados morais que devemos evitar. O versículo 3 diz para evitarmos toda a sorte de impureza ou cobiça.

Impureza, o próprio nome já diz tudo: impureza é algo que está sujo, contaminado, maculado, imundo, etc.
Tristemente muitos crentes, que não buscam o fortalecimento espiritual e a comunhão com Deus através da leitura da Bíblia e da oração, estão mais propensos a pecar. Muitos caem em pecados como o adultério, fornicação e ainda assistem a filmes pornográficos em revistas, TV e internet. Tudo isso é impureza e Deus não se agrada dessas práticas e nem dos que praticam tais coisas. 

A cobiça é o desejo ardente de possuir alguma coisa. A pessoa que cobiça algo de outra pessoa, não mede as consequências para ter aquilo que é do outro. O desejo intenso de possuir algo leva ao pecado e à destruição. 

A Bíblia também nos orienta a evitar  a torpeza e as conversações más, conversas tolas e conversas indecentes. O que é torpeza? Segundo o dicionário é a qualidade de torpe, procedimento ignóbil, vergonhoso, desonesto. 
Que tipo de conversa você tem com seus amigos e amigas? Será que as conversas indecentes, piadinhas sem graças têm feito parte do seu dia a dia na escola, trabalho, faculdade, etc? Rir de piadas que ofendem e que faz zombarias com o próximo é errado, e até mesmo aquelas piadas onde se colocam o nome de Deus em vão. 

Se você quer ser participante do Reino de Cristo, arrependa-se e não pratique mais estas coisas. Não sou eu quem diz, mas sim a Bíblia. Se você pratica essas coisas não vai entrar no Reino dos Céus. O céu é só para os limpos de coração, para os separados da podridão do mundo, e para os santos de Deus. 

Não pense que os seus pecados ocultos ficarão sempre ocultos. Você pode estar fazendo algo escondido, no secreto. Pode ser que ninguém esteja vendo aquilo que você faz sozinho no seu quarto ou em algum outro lugar, mas Deus está vendo. E é a Ele a quem temos que temer.
O melhor a se fazer é confessar os seus pecados e parar de praticá-los. A luz, mais cedo ou mais tarde, trará a tona TODOS os pecados que estão ocultos. Não queira passar a vergonha de ter os seus pecados nojentos, que por enquanto estão em oculto, revelados.

Afaste-se do erro e deixe Cristo te iluminar!

Efésios 5.15-21
''Portanto vede prudentemente como andais, não como insensatos, mas como sábios'' (v.15)

Como deve ser o andar dos crentes? Como um crente deve se portar diante de um mundo corrompido pelo pecado?

Devemos andar em novidade de vida. Se Cristo nos resgatou das trevas, então devemos deixar de lado todas as obras pecaminosas que fazíamos antes de sermos resgatados.

  • Devemos andar por fé, e não por vista (2Coríntios 5.7). 
  • Devemos andar na luz (1João 1.7)
  • Devemos andar na verdade assim com Cristo andou ( 3João3); e
  • Devemos andar no Espírito para não satisfazermos as obras da carne ( Gálatas 5.16 
''E não vos embriagueis com o vinho, que leva à libertinagem, mas enchei-vos do Espírito'' Efésios 5.18
Aqueles que se embriagam com o vinho fica alvoroçado, exaltado, perde o bom senso, perde o juízo. Como cristãos, não devemos nos embriagar com as coisas desse mundo, não devemos andar como insensatos, ou seja, como loucos, imprudentes, como ignorantes e sem discernimento. O que precisamos fazer é nos encher do Espírito!

A nossa conversa deve ser espiritual; com a nossa boca devemos louvar e glorificar a Deus por seus atos poderosos; devemos falar somente coisas boas e que servirão para a edificação do nosso próximo.

A nossa conversa diária deve aludir as coisas de Deus, a conversa dos justos sempre serão boas e agradáveis não só ao próximo, mas também para o próprio Deus.

Agora termino esse texto com o mesmo versículo que eu iniciei:
''Sede pois imitadores de Deus como filhos amados'' (Efésios 5.1)
Aquele que se faz amigo do mundo torna-se inimigo de Deus, então por isso, não imite o mundo, não imite as modas do mundo, não imite os palavrões e as gírias do mundo, não imite as tendências mundanas, não imite e nem cante as músicas do mundo, não ame e não conforme-se com o mundo. Os que verdadeiramente são nascidos de novo, jamais imitarão o mundo, mas sim, imitarão a Deus como filhos amados.

Que a palavra de Deus mude continuamente as nossas vidas.

- Priscila Gomes

0 Coments:

Postar um comentário

Comentários ofensivos e que contenham palavrões não serão publicados.