domingo, 25 de agosto de 2013

O cristão e a prática de assistir novelas


Um tema bastante comentado hoje em dia pelos blogueiros cristãos é sobre a novela; muita gente pergunta se é ou não é pecado assistir novelas, e daí surgem muitas e muitas dúvidas a respeito desse assunto que até é pouco polêmico. Devido a isso é que eu resolvi também comentar um pouco a respeito e, no final deste post, eu quero que você tire a sua própria conclusão.  Então vamos lá.

Desde pequena eu, Priscila, fui uma assídua assistidora de novelas. Eu quando criança sempre assistia às novelas infantis e tal . Fui crescendo aprendendo sempre a assistir novela e não perdia um capítulo da minha novela preferia, e assim assistia sempre. Até um tempo atrás eu assistia novela, confesso. Mas de um tempo pra cá toda vez que eu sentava no sofá durante 1hora para  assistir novela, alguma coisa começava a me incomodar. 
Eu não me sentia bem em assistir, pois parecia que eu estava incomodando alguém dentro de mim, O Espírito Santo, é claro. Nestes últimos dias eu tenho aprendido muito com o Senhor. Toda vez que pego a Bíblia para estudar, Deus sempre fala comigo; e me ensina novas verdades, e com isso vamos sendo transformados, pois é isso o que a palavra faz, nos tranforma, nos liberta!
A palavra de Deus diz que o Espírito Santo tem ciúmes de nós (Tiago4:5), ele é sensível. O Espírito Santo que habita em nós, não se agrada do pecado. O que podemos ver em todas as novelas são cenas de traição, ciúmes, contendas, brigas, fofocas, assassinatos, roubos, facções, pelejas, e todas essas coisas a Bíblia Sagrada classifica como as obras da carne.
''Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 
  idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 
 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti:       Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus'' (Gálatas 5:19-21).


Por acaso não é isso que vemos nas novelas, as obras da carne? É por isso que elas tem ''graça''. As novelas não teriam não nenhuma graça se nelas não estivessem inseridas cenas de traição, fofoca, etc. Normalmente, quando assistimos novelas, sempre queremos ver o bem daquele(a) que é o(a) bonzinho(a), mesmo que isso signifique fazer mal ao outro. 
O salmista Davi diz : ‘’não porei coisa má diante dos meu olhos’’ (Salmos 101:3).

Será que Deus se agrada de assistir matanças, intrigas, dissenções entre nós? Certamente não. Porque Deus é amor, é paz, e a maldade não faz parte da natureza de Deus.
Por que eu, sendo filha de Deus me deleitaria em assistir cenas que a Bíblia classifica como ‘’as obras da carne’’? Isso não é certo. Se a Bíblia diz que as obras da carne é pecado, por que então eu vou sentir prazer em assistir as pessoas pecando? Não faz sentido.
Por mais que as pessoas digam ‘’eu sou madura, não vou ser influenciada por novelas’’, é melhor que tome cuidado. A nossa mente absorve muitos conteúdos que ficam armazenados no nosso subconsciente. E por isso, às vezes sem percebemos, acabamos por imitar as mesmas expressões, palavras e até mesmo o comportamento de alguns personagens das novelas.

Não ganhamos nada assistindo novelas, pois elas não edificam a nossa vida espiritual. O tempo que perdemos assistindo novelas poderia ser bem aproveitado se, ao invés de assistir novelas, lêssemos a Bíblia. Isso sem dúvida seria bem mais proveitoso e saudável para a nossa vida espiritual.
Por isso eu abri mão dessa prática, eu pensei: ''quer saber, não estou ganhando nada assistindo novelas, isso não me edifica, o tempo que eu perco na frente da televisão, poderia ser bem aproveitado se eu estivesse lendo a Bíblia ou assistindo um bom filme, ou lendo livro bom''... E parei, não assisto mais. 
Confesso que foi meio difícil deixar de assistir, pois eu comecei assistir essa tal novela no início, já conhecia bem as personagens e tal, por isso foi complicado. Mas consegui, graças a ajuda do Espírito Santo! 
Sempre digo aqui que o nosso tempo é demasiadamente curto, a gente às vezes não encontra tempo para fazer certas coisas, mas, achamos tempo para assistir novelas, dá pra entender?  
Temos de estar vigilante em todo o tempo, já pensou se Jesus volta na hora que estivermos ali, entretidos assistindo novela? Como é que vai ser? Observe uma coisa, a pessoa quando está a assistir alguma novela se desliga do mundo, só para não perder nada do que está acontecendo ali na cena, na verdade a pessoa na hora da novela nem pisca o olho, não é verdade?
Leia o que diz no livro de Romanos:
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.” (Rm 12,2).

Bem gente, é isso. Não devemos nos conformar com este mundoprecisamos dedicar tempo ao Senhor e nos esforçar para ter uma comunhão mais íntima e profunda com Ele, abrindo mão de tudo aquilo que não tem nenhum proveito para a nossa vida espiritual.


-Priscila Gomes