domingo, 25 de agosto de 2013

O cristão e a prática de assistir novelas


Um tema bastante comentado hoje em dia pelos blogueiros cristãos é sobre a novela; muita gente pergunta se é ou não é pecado assistir novelas, e daí surgem muitas e muitas dúvidas a respeito desse assunto que até é pouco polêmico. Devido a isso é que eu resolvi também comentar um pouco a respeito e, no final deste post, eu quero que você tire a sua própria conclusão.  Então vamos lá.

Desde pequena eu, Priscila, fui uma assídua assistidora de novelas. Eu quando criança sempre assistia às novelas infantis e tal . Fui crescendo aprendendo sempre a assistir novela e não perdia um capítulo da minha novela preferia, e assim assistia sempre. Até um tempo atrás eu assistia novela, confesso. Mas de um tempo pra cá toda vez que eu sentava no sofá durante 1hora para  assistir novela, alguma coisa começava a me incomodar. 
Eu não me sentia bem em assistir, pois parecia que eu estava incomodando alguém dentro de mim, O Espírito Santo, é claro. Nestes últimos dias eu tenho aprendido muito com o Senhor. Toda vez que pego a Bíblia para estudar, Deus sempre fala comigo; e me ensina novas verdades, e com isso vamos sendo transformados, pois é isso o que a palavra faz, nos tranforma, nos liberta!
A palavra de Deus diz que o Espírito Santo tem ciúmes de nós (Tiago4:5), ele é sensível. O Espírito Santo que habita em nós, não se agrada do pecado. O que podemos ver em todas as novelas são cenas de traição, ciúmes, contendas, brigas, fofocas, assassinatos, roubos, facções, pelejas, e todas essas coisas a Bíblia Sagrada classifica como as obras da carne.
''Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; 
  idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções 
 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti:       Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus'' (Gálatas 5:19-21).


Por acaso não é isso que vemos nas novelas, as obras da carne? É por isso que elas tem ''graça''. As novelas não teriam não nenhuma graça se nelas não estivessem inseridas cenas de traição, fofoca, etc. Normalmente, quando assistimos novelas, sempre queremos ver o bem daquele(a) que é o(a) bonzinho(a), mesmo que isso signifique fazer mal ao outro. 
O salmista Davi diz : ‘’não porei coisa má diante dos meu olhos’’ (Salmos 101:3).

Será que Deus se agrada de assistir matanças, intrigas, dissenções entre nós? Certamente não. Porque Deus é amor, é paz, e a maldade não faz parte da natureza de Deus.
Por que eu, sendo filha de Deus me deleitaria em assistir cenas que a Bíblia classifica como ‘’as obras da carne’’? Isso não é certo. Se a Bíblia diz que as obras da carne é pecado, por que então eu vou sentir prazer em assistir as pessoas pecando? Não faz sentido.
Por mais que as pessoas digam ‘’eu sou madura, não vou ser influenciada por novelas’’, é melhor que tome cuidado. A nossa mente absorve muitos conteúdos que ficam armazenados no nosso subconsciente. E por isso, às vezes sem percebemos, acabamos por imitar as mesmas expressões, palavras e até mesmo o comportamento de alguns personagens das novelas.

Não ganhamos nada assistindo novelas, pois elas não edificam a nossa vida espiritual. O tempo que perdemos assistindo novelas poderia ser bem aproveitado se, ao invés de assistir novelas, lêssemos a Bíblia. Isso sem dúvida seria bem mais proveitoso e saudável para a nossa vida espiritual.
Por isso eu abri mão dessa prática, eu pensei: ''quer saber, não estou ganhando nada assistindo novelas, isso não me edifica, o tempo que eu perco na frente da televisão, poderia ser bem aproveitado se eu estivesse lendo a Bíblia ou assistindo um bom filme, ou lendo livro bom''... E parei, não assisto mais. 
Confesso que foi meio difícil deixar de assistir, pois eu comecei assistir essa tal novela no início, já conhecia bem as personagens e tal, por isso foi complicado. Mas consegui, graças a ajuda do Espírito Santo! 
Sempre digo aqui que o nosso tempo é demasiadamente curto, a gente às vezes não encontra tempo para fazer certas coisas, mas, achamos tempo para assistir novelas, dá pra entender?  
Temos de estar vigilante em todo o tempo, já pensou se Jesus volta na hora que estivermos ali, entretidos assistindo novela? Como é que vai ser? Observe uma coisa, a pessoa quando está a assistir alguma novela se desliga do mundo, só para não perder nada do que está acontecendo ali na cena, na verdade a pessoa na hora da novela nem pisca o olho, não é verdade?
Leia o que diz no livro de Romanos:
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.” (Rm 12,2).

Bem gente, é isso. Não devemos nos conformar com este mundoprecisamos dedicar tempo ao Senhor e nos esforçar para ter uma comunhão mais íntima e profunda com Ele, abrindo mão de tudo aquilo que não tem nenhum proveito para a nossa vida espiritual.


-Priscila Gomes

28 comentários:

  1. Muito bom o post! Concordo plenamente! As vezes passamos tanto tempo com coisas que não edificam, quando deveríamos estar usando esse tempo para o Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, perdemos tempo demais com coisas inúteis, é muita perca de tempo, precisamos investir o nosso tempo na obra do Senhor...

      Um bjo querida, obrigada por comentar ;)..

      Excluir
  2. Também concordo perfeitamente com o texto; e bem mencionado que mesmo nós "achando" que não somos influenciados, muitas coisas permanecem no subconsciente e que podem determinar comportamentos futuros e até inclinações pecaminosas. Eu também era noveleiro e sei o quanto essa droga vicia.

    Paz em Cristo!
    http://ezequiel-domingues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que vicia e muito rs. Obrigada por comentar! ;)

      Paaz!!

      Excluir
    2. Excelente o conteúdo desse post. Não faz nenhum sentido, uma pessoa verdadeiramente convertida, assistir novelas, com todo tipo de aberrações e conteúdo podre que eles apresentam como uma coisa normal. E não são só as novelas, as tais mini séries tem conteúdos tão podres quanto as novelas, assim como muitas séries estrangeiras. E também não para por ai, a maioria dos filmes tem conteúdo podre, mensagens subliminares que poucos percebem, alguns até desafiam a soberania de Deus sem que os cristãos se deem conta. Um bom exemplo, o filme Thor, muito bem produzido, aos olhos do mundo, um bom roteiro, mas a história.....a história é uma alusão mentirosa sobre o reino de Deus. Espero que aqueles que ainda aspiram a ser cristão ou até muitos que já se dizem cristãos, possam olhar essas coisas com a visão e sabedoria que a Bíblia nos dá, pois ai está a verdadeira Palavra de Deus. Que as pessoas possam ler mais a Bíblia e ter uma experiência verdadeira com Deus e se libertarem das coisas da carne.
      Um Grande Abraço

      Excluir
    3. Edimilson, pura verdade!

      Obrigada pela visita!

      Outro abraço!

      Excluir
  3. Muito bom o post! Antes de eu me converter eu assistia muito novelas. Peguei essa prática da minha vó que não perde um capitulo. Logo depois que me converti, parei de assistir, minha vó ainda assisti, mas quando tá passando, eu coloco um louvor, e vou ler a Bíblia!
    haha, amei o blog e estou seguindo, que Deus te abençoe muito *-*

    http://faithgirl-snt.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também peguei essa prática com minha avó, pois quando criança eu morava com ela. Ela também não perdia um capítulo, e nem perde, porque ela também ainda assisti novelas.

      Bjinhos flor, obrigada pela visita e comentário !! Volte sempre! ;)

      Excluir
  4. Concordo com o texto. A mais de 2 anos não assisto nenhum tipo de novela, pra falar a verdade tenho evitado programas de televisão e tals. Quando eu era pequena assistia muito, depois que me batizei por vontade própria resolvi abandonar esse hábito. Minha mãe, pai e irmãos assistem, eu não e isso não me faz nenhuma falta, não sinto nenhuma vontade de assistir .

    http://girls-of-christ.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é um hábito horrível. Também não estou sentindo nenhuma falta, ler a Bíblia e orar no lugar de assistir essas porcarias é muito melhor.

      Obrigada querida por seus comentários, você é super bem vinda. Bjão ;)

      Excluir
  5. Oi, nunca é tarde para comentar não é?! rs.
    Como você disse as novelas estão recheadas de obras da carne, assisti-las não nos trará crescimento, não sou muito fã de novela, mas acho que para tudo precisamos ter bom senso, quando estou em casa geralmente assisto a novela das nove, até porque a família toda vê, não é algo que eu "não posso perder", mas geralmente a novela retrata como a vida das pessoas é, e até traz em pauta algumas questões importantes para discussão, por exemplo: preconceito, aborto, prostituição, pedofilia e etc. O fato é que temos que ter consciência do que estamos assistindo com o que estamos praticando, deixar de sair com amigos, curtir a família e até mesmo ir a um culto por causa de novelas, filmes, ou programas de Tevê é perder vida. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    muito bom o post, concordo com seus argumentos. Novelas e outros tipos de programas não edificam em nada a vida do cristão.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. O mundo de hoje está repleto de futilidades que tomam demasiadamente nosso tempo. Não se concebe que assim seja. Acredito que a novela, na maioria das vezes, funciona como um desconstrutor da personalidade da pessoa (principalmente quando quem está assistindo é uma criança, não tendo um correto discernimento daquilo que é certo e errado).

    ResponderExcluir
  8. adorei.. aprendi mto irma ... em nome de jesus vou conseguir a largar e focar mais nas coisas celeste.. abração.. fica na paz.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querida... Que Deus te abençoe, volte sempre!! bjinhos :D

      Excluir
  9. Obrigado meu deus obrigado por o senhor falar ao meu coração .....

    ResponderExcluir
  10. Ultimamente estou assistindo novelas comecei a ver novela com mnh mãe ela ligava a tv e quando eu me dava conta já estava assistindo e o pior negava a mim mesma e isso entristece a Deus mais creio que vou parar novela não nos leva a lugar nenhum só nos afasta do Senhor. A globo é pura sujeira começando por aquela minissérie "Felizes para sempre?" é uma pouca vergonha só tem pornografia palavrões gente se prostituindo traição isso relata só coisas que podem afeta nossa mente mesmo sem agente querer podemos acabar tendo desejos da carne e não do Espirito Santo sem falar que crianças podem estar assistindo a rede globo é um LIXO e hoje me dei conta graças ao Senhor e Salvador Jesus Cristo peço que vc que está lendo isso me apresente em oração não precisa saber meu nome só me apresente que Deus saberá! Que Deus abençoe (:

    ResponderExcluir
  11. muito bom pura verdade . ja imaginou se Jesus vem e todos na frente de uma tv assistindo uma novela vendo o que nao e agradavel ao Senhor galera santidade ao Senhor poiis sem santificaçao ninguem vera o salvador!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, anônimo! SANTIDADE AO SENHOR!!!

      bjss

      Excluir
  12. CONCORDO PORQUE NOVELA NUNCA ME AJUDOU EM NADA

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente eu quero pedir desculpas por ''invadir'' o Cantinho dos Evangélicos. Eu NÃO SOU EVANGÉLICO (ainda) mas quem sabe num futuro bem próximo! Tenho 24 anos, não assisto novela desde que tinha uns 13 anos (+ ou _).
    Mas por incrível que pareça eu GOSTO DE LER A BÍBLIA, as pessoas se surpreendem comigo me perguntando, como eu sendo do mundo consiga gostar tanto de ler a Bíblia Sagrada?
    Não sei responder essa pergunta, já li 3 vezes completa e estou lendo pela 4ª vez!!!!!
    Por favor se algum Evangélico poder comentar a respeito, ficarei muito agradecido e pra finalizar desculpe mais uma vez por ''invadir'' o Cantinho dos Evangélicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Bíblia é a Palavra de DEUS, e cada vez que nos aproximamos dela, nos aproximamos dEle. Quanto mais procurarmos conhecê-lO, como Amigo, como Pai e como companheiro diário, mas perto estaremos da experiência que Enoque, que "andou com DEUS" tão de perto que foi levado para o Céu sem ver a morte. Se fizermos o mesmo, com coração sincero, quando JESUS voltar seremos também levados e, um dia, poderemos conhecer até mesmo a Enoque pessoalmente. "Conhecer JESUS é tudo". Reflita sobre o que isto significa. Abraços!!

      Excluir
  14. Nossa Falou Tudo Então Todas Essas Coisas Que Você Falou Acho Que Sim é Pecado se você Praticar oque eles Fazem Na Novela mas isso é certo que quando vemos novela nós nos desligamos do mundo quando eu vejo novela de briga eu fico estranho tipo até gosto mas acho isso errado Eu acho que vou parar de assistir novela e ler mas a bíblia Vai que jesus volta quando eu estiver vendo uma cena de briga certamente não estaria nem um pouco ligado pra volta de jesus!!

    ResponderExcluir
  15. Oi gente, na verdade eu quero desabafar isso com alguém, não consigo mais viver com isso dentro de mim, queria dizer; eu me preocupo muito com o meu pai G. pois ele tem mais 70 anos (mas ele aparentemente não parece ter essa idade é como se ele tivesse 50). Então, acontece que quando começa a 1ª novela do SBT ele liga a tv, faltando alguns minutinhos, não perde uma novela desse mesmo canal. Ele é EVANGÉLICO. Agora vem o que eu temo; uma ou duas vezes por semana ele pega a Bíblia Sagrada para LER, isso mesmo somente ler (não medita, não faz nada, só sabe reclamar da vida)e sempre na hora da novela, fica assistindo e com a Bíblia aberta nas pernas, aí quando a novela vai para o comercial ele a lê. Mas só por algum tempinho, depois a coloca na estante. Dia de quarta-feira à noite tem culto, ele vai pra igreja; quando acaba ele volta correndo pra casa, no instante que chega, joga a Bíblia na estante, liga a tv, puxa uma cadeira de macarrão e bota a menos de 1 metro da tv e fica assistindo, às vezes a mãe chama ele várias vezes e ele não escuta, só pelo fato de estar tão ligado na novela, e sem se quer ter o mínimo de respeito nem troca as suas roupas ao qual assistira os cultos na igreja. Quando tá passando uma cena de violência, ele diz: Mata essa bandida, é muito covarde mesmo mata essa desgraçada rapaz. Isso são palavras que um crente fala? EU NÃO SOU EVANGÉLICO, mas eu sinto que ele dessa forma está desrespeitando Deus, e em vez de praticar as obras do SENHOR, acaba praticando as obras do diabo. Eu já falei que ele deveria se comportar melhor, parar de assistir esse tipo de coisa mas ele disse não está fazendo nada demais e ainda diz que EU QUE ESTOU ERRADO! Eu tenho a plena certeza que vou para o inferno, mas o meu pai engana a si mesmo e não consegue enxergar isso, sinceramente eu queria que ele fosse para o CÉU. O que eu faço? Me ajudem por favor, já tentei de todas as formas convencê-lo mas ele não me ouvi. Se possível orem por mim, também só tenho pensamentos suicidas, devido a um problema que tenho no meu corpo. (EU TENHO GINECOMASTIA) nível 3 e isso não me faz eu me sentir homem de verdade, todas as minhas namoradas zombavam de mim, dizendo: você usa sutiã, você pôs silicone, seu peitos são maiores do que os meu. Então parei de me relacionar com mulheres e comecei a sair com travestis, já que 'elas ' sempre me tratam bem. Só fico trancado no quarto, não falo com minha mãe desde que eu tinha uns 12 anos (hoje estou com 25), minha família toda me odeia, perdi meus amigos, me isolei do mundo e por esses motivos e outros que só tenho pensamentos de morte! Será que tem alguém que pode me ajudar? Nem que seja com palavras, pelo menos me saberei que alguém leu esse meu desabado. Eu só queria ser liberto, ter uma esposa,casar na igreja, adorar a Deus, ter uma filhinha, ter um emprego, uma casinha, tudo simples, eu não quero nada de luxo. Só queria viver a minha de verdade e com o meu suor conseguir algo na vida, não para mostrar aos outros, mas mostrar pra mim mesmo que eu sou capaz. ME AJUDEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu querido... Olha, primeiro quero que você saiba que Cristo Jesus é a solução. O inimigo, o nosso adversário vem para matar, roubar e destruir. Esses pensamentos suicida é o inimigo que põe na sua mente. Não sei se você é cristão ou desviado, se vc ainda não é cristão, entregue sua vida a Cristo, se vc é desviado, renove sua aliança com o Senhor.... mas volte-se imediatamente para Deus... Comece a frequentar uma igreja séria, tenha um pastor e converse com ele, saiba que ele orara por vc e sem dúvidas irá te ajudar em oração tbm.
      O inimigo quer nos matar, ele quer te destruir e sozinho, sem Cristo, vc jamais conseguirá passar por isso. Jesus te ama, Ele morreu pra te salvar. Vc disse q tem a plena certeza que irá para o inferno, mas não é isso que Deus deseja para ninguém. O desejo de Deus é que TODOS os homens se salvem, Deus não quer q vc vá para este lugar horrivel, terrivel, horrendo. Jesus está voltando meu querido, se arrependa dos seus pecados enquato é tempo, aceite a Cristo e vc será salvo.
      Eu sei q é difícil passar por essa situação que vc está passando, com essa doença q vc citou ,GINECOMASTIA. Mas querido, infelizmente nao estamos livres de nenhuma doença... Quando sairmos desta terra para o céu, ai sim, teremos um corpo incorruptivel, perfeito, sem nenhuma doença. Por enquanto estamos sujeitos a qualquer doença. Não ligue para o que as pessoas, ou sua namorada diga sobre esse problema. Saiba que com Cristo vc conseguirá passar por qualquer situação.
      Vc disse q estava saindo com travestis, por favor, pare com isso! Deus criou Homem e mulher.... Homem com homem e mulher com mulher é abominaçao para Deus, a Bíblia quem diz isso! O unico que pode te salvar e perdoar todos os seus pecados é Cristo Jesus,mais ninguém.
      Reconcilie-se com sua mãe, Deus nos manda honrar nossos pais. Talvez aqueles q vc pensava ser seus amigos, não eram, pois se fossem nao iriam virar as costas pra vc. Mas mesmo que eles te viraram as costas, Jesus nunca irá virar as costas pra vc... Basta vc deixar Ele ser seu amigo.
      Você é novo ainda.., Saiba que o Senhor pode realizar todos os seus sonhos, de ter família, emprego, basta pedir e buscar de todo o coração.
      Comece a ler a Biblia, pois a palavra nos liberta e nos alimenta.
      Creia que O Senhor te vê, e quer te salvar e te fazer feliz, acredite..
      Não sei o seu nome, mas estarei orando por vc.
      Ei, se vc puder deixar só o seu primeiro nome aqui, ou se não quiser deixar aqui, pode enviar p o meu email prsclgms42@gmail.com
      Quanto ao seu pai, ele precisa se converter de verdade. Ore por ele, para que ele deixe esse vício!
      Um grande abraço, estamos aqui para ajudar. Beijo. Jesus te ama e te valoriza muuuito!

      Excluir
  16. Priscila,
    Só vou fazer uma observação.voce disse que :" Não ganhamos nada vendo novelas".Mas não é tão simples.Eu posso ficar o dia inteiro olhando pra uma árvore.Não ganharei nada ,mas também não perderei nada além do tempo. Só que quando gasto o meu tempo,me divertindo com uma novela,estou perdendo SANTIDADE , VIDA COM DEUS. O meu corpo, sendo templo do Espírito santo ,não pode ter comunhão com as trevas. " Tudo que é honesto,tudo o que é justo,tudo o que é PURO tudo o que é verdadeiro, tudo o que é de boa fama , se há alguma virtude ,se há algum louvor, NISSO PENSAI."
    Filipenses 4:8
    Há alguma honestidade,justiça, virtude, verdade, LOUVOR, nas novelas feitas por pessoas sem nenhum compromisso com Deus , e que usam as novelas pra fazer apologia do seu pensamento iníquo ? Se fosse novela bíblica ,sem palavras torpes, agressões físicas e morais,nudez,sexo,adultério,... Será que os "crentes" veriam ?

    ResponderExcluir
  17. O mesmo é válido para seriados e filmes americanos. Pensar diferente seria hipocrisia e desdém pela cultura nacional. Esses programas americanos são cheios de imoralidades e ocultismo. :-)

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e que contenham palavrões não serão publicados.